19 maio 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Uma vila em movimento!!

Augusto Mendes
Opinião \ domingo, maio 18, 2025
© Direitos reservados
Ficamos mesmo muito orgulhosos do que temos conseguido dinamizar na nossa vila e sentimos que todas as dificuldades porque passamos, com os vários transtornos, estão agora a dar os seus frutos.

Escrevo esta crónica num domingo à noite de um fim de semana prolongado proporcionado pela comemoração do feriado de 25 de abril. Foi um fim de semana em que tivemos na nossa vila uma atividade que só nos pode deixar orgulhosos!

Durante os três dias decorreram na nossa vila as Fases Finais do apuramento do campeão nacional de Voleibol nos escalões veteranos masculino e feminino. Foram três dias da festa do voleibol em que recebemos equipas de todo o país e que movimentou cerca de 500 pessoas entre atletas e staff. Se adicionarmos a este número os familiares que acompanhavam as equipas, e que encheram em muitos momentos as bancadas dos nossos pavilhões, este número certamente atingirá o dobro. E não podemos deixar de ficar orgulhosos por uma prova desta dimensão se realizar na nossa vila! E ficamos ainda mais orgulhosos quando vemos os responsáveis da federação elogiar as condições que encontraram na nossa vila para a realização desta fase final. Para podermos cumprir com todas as condições foi determinante termos as nossas escolas (EB 2.3 e secundária) totalmente remodeladas e com pavilhões desportivos com excelentes condições que com o pavilhão do CART satisfizeram todas as necessidades para uma prova desta dimensão. Todos os que passaram pelos pavilhões não ficaram indiferentes à capacidade organizativa da prova e aqui quero deixar uma palavra especial a dois Taipenses que foram fundamentais para que esta prova se realizasse na nossa vila. Falo do Miguel Ribeiro (Presidente da Associação de Voleibol de Braga) e do João Marques (Jotinha) que moveram montanhas para que fosse possível. Agradecer também ao CART que com as suas instalações e a disponibilidade do seu staff simplificaram todas as operações.

Salientar que a maior dificuldade na realização deste evento prendeu-se com a dificuldade de alojamento das várias equipas que pretendiam instalar-se na nossa vila mas devido à alta taxa de ocupação das camas disponíveis tiveram de se alojar em localidades vizinhas.

Na sexta-feira tivemos oportunidade de presenciar um belo concerto comemorativo do 25 de abril que teve uma forte adesão no auditório dos Bombeiros Voluntários.

Em simultâneo com estes eventos tivemos também o Encontro de carros clássicos que regressou à vila pela mão do grupo informal “Clássicos a Rolar – Taipas” e que foi um sucesso. O espaço previsto tornou-se mesmo pequeno para a grande adesão observada. Foi uma manhã que dinamizou o nosso parque de lazer e onde quem passou não ficou indiferente.

Tivemos também, como habitualmente todos os anos, dois momentos muito importantes para a nossa comunidade. A Procissão da Nossa Senhora dos Remédios que, tanto na sexta-feira, mas principalmente no domingo na sua visita aos nossos bombeiros, nos proporcionam momentos muito emotivos e de grande sentimentalismo. Foram momentos de uma grande beleza e que encheram a vila de fiéis.

Por fim, e não menos importante, e com a ajuda do bom tempo, os nossos parques de lazer e os parques infantis tiveram uma adesão muito forte o que nos deixa particularmente felizes!

Termino só, e tentando não me repetir, que ficamos mesmo muito orgulhosos do que temos conseguido dinamizar na nossa vila e sentimos que todas as dificuldades porque passamos com os vários transtornos desde a renovação do nosso parque escolar, a remodelação do parque de lazer e mais recentemente com as obras da vila estão agora a dar os seus frutos e as recompensas estão a chegar!

 

[Conteúdo publicado originalmente na edição de Maio 2025 do jornal Reflexo]