28 outubro 2021 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Poupança permite investimento

Augusto Mendes
Opinião \ sexta-feira, maio 21, 2021
© Direitos reservados
Fomos surpreendidos pela Junta de Freguesia com notícias boas, daquelas que nos deixam orgulhosos e nos dão o combustível necessário para continuar com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.

No passado dia 20, no decorrer da habitual Assembleia de Freguesia do mês de Abril fomos surpreendidos pela Junta de Freguesia com notícias boas, daquelas que nos deixam orgulhosos e nos dão o combustível necessário para continuar com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol da nossa freguesia e consequentemente em prol de todos os Taipenses.

A notícia boa a que me refiro foi a apresentação, por parte da Junta de Freguesia, de um orçamento retificativo em que apresentava um saldo transitado do ano anterior que permitirá fazer investimentos extraordinários que não estavam previstos em 2021.

Este saldo transitado de 2020 para 2021 só foi possível devido a uma gestão rigorosa das despesas correntes por parte da Junta de Freguesia. E digo que esta poupança foi significativa pois foi feita mesmo fazendo em 2020 investimentos que não estavam previstos inicialmente nem no programa eleitoral do Partido Socialista nem no orçamento da junta para 2020. E refiro-me aqui às obras de águas pluviais e de pavimentação da Rua do Pedraído, Baiona e Lama. Ou seja, foram feitas obras que não estavam previstas e ainda foi possível poupar.

Tempos idos em que o dinheiro não chegava sequer para pagar a fornecedores, que agora recebem a 30 dias.

Mas o que mais nos agrada, e nos dá o verdadeiro alento, é o que esta poupança permitirá fazer. E são notícias mesmo boas!

Segundo informou o executivo na assembleia de freguesia e já está inclusive em obra, será feita a pavimentação da Rua da Quintã, na parte onde já existem águas pluviais, ou seja até à entrada da Rua de S. Brás, e será pavimentada a Rua do Piairo, a última que ainda estava em terra no centro da vila. Além disto soubemos também que a Junta de Freguesia adquiriu o terreno ao lado do parque de lazer da Praia Seca o que permitirá três coisas importantes: ligar o passeio da Rua do Tojal ao existente mesmo frente à Praia Seca, colocar o bar de apoio e casas de banho no patamar superior, permitindo assim um usufruto permanente e permitirá alargar o parque de lazer e criar novas valências no local.

Como diz o povo: “ No poupar é que está o ganho”.

[ndr] Artigo originalmente publicado no Jornal Reflexo.