05 dezembro 2021 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Salto Qualitativo

Augusto Mendes
Opinião \ quarta-feira, novembro 14, 2018
© Direitos reservados
Ouvimos, nos últimos 12 anos, muitas promessas para a Praia Seca, mas a verdade é que esta obra será realizada por este executivo! Esta é a verdade, nua e crua!

Pudemos assistir no passado dia 23 de Outubro à apresentação de dois projetos importantes para o caminho que o Partido Socialista idealizou para o crescimento da nossa Vila: a remodelação do Antigo Mercado e a criação da Zona de Lazer da Praia Seca. Nesta apresentação pública foi possível aos Taipenses perceberem que o trabalho a realizar será um trabalho sério, estruturado e respeitador das características dos locais intervencionados. No Mercado serão respeitados os característicos traços arquitetónicos do local, ao mesmo tempo que nascerão modernos espaços de restauração e uma nova” casa” para a cultura na Vila. Na Praia Seca será possível criar condições para que aquele local, onde certamente todos teremos histórias para contar, tenha todas as condições de acesso e de conforto que hoje não tem, para que durante a época estival a Praia Seca seja uma praia fluvial de referência no concelho.

Ouvimos, nos últimos 12 anos, muitas promessas para a Praia Seca, mas a verdade é que esta obra será realizada por este executivo! Esta é a verdade, nua e crua!

Agora, caro leitor, com os projetos apresentados, será possível durante um mês aos Taipenses dar o seu contributo sobre os projetos apresentados. Será possível assim, que qualquer Taipense possa dar a sua opinião para que a mesma possa ser apreciada pelos técnicos do projeto. Faço aqui um apelo público a que o façam. A democracia também se faz disto, e não apenas no momento do voto, de 4 em 4 anos. O que não é possível, nem ninguém o entenderia, é que a obra a realizar fosse diferente, na sua essência, daquilo que foi proposto aos Taipenses e foi pela sua maioria sufragado. Não poderia ser de outra forma.

Estes dois projetos, até pelas suas diferentes especificidades, trarão a este executivo desafios completamente diferentes. Se na Praia Seca a realização da obra será apenas o inicio de um desejo que nos levará, um dia, a jusante até às Levadas do Arquinho e quiçá, cumpra-se o desejo de Domingos Bragança, até Serzedelo e posteriormente ligando à ciclovia que hoje já vai até Fafe, e, também a montante, nos possa levar até Donim. Já no Antigo Mercado o grande desafio vai ser o de conseguir que aqueles espaços de restauração que serão criados se possam antes de mais complementar – se entre si e se possível venham complementar a oferta já existente na Vila. Mas aquele espaço, como também já acima referi, não se resumirá apenas à zona de restauração. Será um espaço onde poderemos ter Cultura, apoio ao Turismo e uma zona exterior que se quer de convívio e encontro entre gerações.

Ambos são projetos de enorme visão e que mudarão por completo o futuro da Vila. É importante que fique claro, caro leitor, que era este o objetivo do Partido Socialista desde o início. Caldas das Taipas precisava de um grande salto qualitativo na sua qualidade de vida, precisava de uma mudança profunda na abordagem aos seus problemas, e precisava, claramente, de uma equipa que fosse capaz de levar a vida a outro nível. O Partido Socialista e este executivo cá estão, pois foi isto que prometemos, e é isto que vamos cumprir. Pelas Taipas, sempre.