14 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Reabilitação do posto da GNR das Taipas

Augusto Mendes
Opinião \ sábado, maio 13, 2023
© Direitos reservados
A reabilitação do posto territorial da GNR das Taipas é uma necessidade que a cada dia que passa se vai tornando mais urgente e caminhamos para uma situação que pode tornar-se insustentável.

São conhecidas as más condições que o posto da GNR das Taipas oferece aos seus profissionais e a todos que lá tenham de se deslocar. Já mais de 30 anos passaram desde a deslocalização da GNR para este “novo” quartel. Tenho presente ainda na minha memória a GNR no edifício que é hoje a Caixa Geral de Depósitos e posteriormente, de forma transitória, no antigo edifício dos Bombeiros onde hoje é a BP.

Aquando da entrada em funções do novo comandante do posto territorial da GNR das Taipas teve o executivo da Junta de Freguesia a oportunidade de visitar mais uma vez as instalações e estabelecer contacto com todos os elementos que compõem o contingente que aqui presta serviço.

Foi uma oportunidade de perceber as suas dificuldades e poder também demonstrar e transmitir as preocupações da Junta de Freguesia e da população.

Ficou ainda mais patente assim a urgência da execução das obras de melhoramento das instalações para que possam ser criadas as condições ideais para que seja prestado um melhor serviço às populações. Mais preocupante ainda porque este é uma necessidade já sentida desde 2016, e em sete anos muita coisa piorou!

Fazendo uma retrospetiva, percebemos que o processo não tem avançado com a velocidade que todos desejamos. Senão vejamos:

A 01 de junho de 2018, já passa dos dois anos da identificação do problema, é assinado o protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Secretaria Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana para a reabilitação do posto da GNR das Taipas e construção do novo posto da GNR de Lordelo. Neste acordo, a Câmara Municipal de Guimarães compromete-se a realizar o projeto de execução das obras de remodelação.

Em 28 de novembro de 2022, aquando da assinatura do contrato interadministrativo para a construção do posto da GNR de Lordelo o Ministro da Administração interna afirma: “Estamos também a concluir o projeto de execução do posto territorial das Caldas das Taipas”.

Em fevereiro de 2023, aquando da instalação da 3.ª EPI dos Bombeiros Voluntários das Taipas, o Ministro da Administração Interna informa que o Ministério já validou o projeto de requalificação do posto da GNR das Taipas.

É assim da máxima importância que o município conclua o projeto para que seja possível a celebração do contrato de cooperação interadministrativo que garantirá o financiamento integral da empreitada por parte do Governo.

Só a realização desta obra garantirá que a nossa vila e as freguesias abrangidas continuarão a ter um efetivo capaz e preparado para manter em segurança pessoas e bens.