01 outubro 2022 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

A importância do Orçamento Participativo

Augusto Mendes
Opinião \ quinta-feira, fevereiro 03, 2022
© Direitos reservados
Gostava que o orçamento participativo fosse executado com maior rapidez para que fosse mais credibilizado pelos cidadãos e assim tivesse ainda uma maior participação.

A participação cívica dos cidadãos é um dos pilares fundamentais da nossa sociedade. Seja em instituições públicas, seja nas associações, seja fazendo voluntariado, seja como ativista ambiental, ou por qualquer outra, a sociedade está estruturada para os cidadãos assumirem desta forma responsabilidades que em último caso cabiam ao estado.

Mas uma das formas que o estado tem de melhor se aproximar das pessoas, e no caso do concelho de Guimarães também das instituições e das escolas é através do orçamento participativo.

Escrevo sobre este tema depois de em pouco tempo ver concretizadas, ou em concretização, dois projetos que me deixaram muito satisfeito.

Um dos projetos, em concretização, é a reabilitação do Castro de Sabroso que vai possibilitar a sua melhor preservação e vai possibilitar também que no futuro seja visitável com condições melhoradas e com explicação histórica sobre o local.

E este projeto deixa-me satisfeito porque o Castro Sabroso faz parte da minha infância! Com os escuteiros numa primeira fase e depois nas várias aventuras que ainda eram permitidas aos mais novos naqueles tempos, foram inúmeras as vezes que visitei o “avião de pedra”. Sim, “avião de pedra” era o nome pelo qual durante muito tempo, talvez até ir para o ciclo, conheci aquele local.

Ainda recentemente, numa visita à Sociedade Martins Sarmento tive oportunidade de falar do nome pelo qual o lugar era conhecido e o arqueólogo com quem falei dizia que tinha tido conhecimento desse facto à relativamente pouco tempo através do Francisco Gonçalves, presidente de junta de Sande S.Lourenço.

Era mítico! Ainda no último ano, durante os confinamentos, foi um dos locais que visitei e quis mostrar ao meu filho.

Outro dos projetos realizados através do orçamento participativo, este das escolas, foi a insonorização do pavilhão da escola do Pinheiral.

Uma luta que já vinha das várias associações de pais desta escola e que está agora realizado permitindo assim que os alunos possam usufruir daquele espaço com maior comodidade.

Gostava que o orçamento participativo fosse executado com maior rapidez para que fosse mais credibilizado pelos cidadãos e assim tivesse ainda uma maior participação.

 

ndr: artigo publicado originalmente na edição de fevereiro de 2022 do jornal Reflexo