Oferta desportiva nas Taipas
Caldas das Taipas tem condições excecionais para a prática desportiva. Desde os mais jovens aos mais velhos todos têm na nossa freguesia condições de excelência para a prática desportiva. Seja de forma informal e recreativa seja de forma competitiva nas Taipas temos desporto para TODOS.
Esta minha afirmação baseia-se não só nas condições estruturais que temos criadas, sejam elas públicas, dos clubes ou privadas, mas também pela oferta que as nossas instituições nos oferecem nos mais variados desportos.
Senão vejamos:
Temos 7 pavilhões desportivos cobertos (2 na escola básica, 2 na escola secundária, 1 na escola do Pinheiral, o pavilhão do CART e o pavilhão dos bombeiros).
O CART, com limitação de horas de treino no seu pavilhão socorre-se dos pavilhões da escola básica para poder fazer parte das suas atividades;
O Clube de Ténis de Mesa das Taipas e o Clube de Rope Skipping das Taipas (Molinhas) socorrem-se do pavilhão da Escola secundária para que os seus atletas tenham as condições mínimas de treino;
A Escola de Judo para Todos desenvolve a sua atividade no pavilhão da escola do Pinheiral;
O Polidesportivo, que desde meados de novembro é gerido pela Junta de Freguesia através de delegação de competências da Câmara Municipal, pode ser agora usado por todos desde que não esteja com ocupação programada. É um espaço aberto que tem tido uma taxa de utilização alta por parte das nossas crianças e adolescentes. No inverno é a casa do Clube de Ténis das Taipas que aí realiza as suas atividades;
Temos o Clube Caçadores das Taipas com 2 campos que claramente se tornam curtos para os cerca de 200 atletas da formação, lembrando que tem ainda de dar as melhores condições à sua equipa sénior;
No pavilhão dos bombeiros são centenas os atletas que lá jogam de forma recreativa e em grupos de amigos que não raras vezes aliam o desporto ao seu encontro semanal.
Além disso somos uns privilegiados pelas condições naturais que nos são oferecidas nos nossos parques para que os desportos ao ar livre possam ser realizados. Os melhores exemplos que temos, e que movimentam em conjunto centenas de atletas, são o Núcleo de Atletismo das Taipas e o Clube de Petanca que têm no Parque de Lazer a sua base.
Além disso, como recreação, temos ainda os campos de futebol no Parque de Lazer da Quintã e na Praia Seca, aqui existindo também uma rede de Voleibol.
Posso adiantar neste espaço que a Junta de Freguesia está, em conjunto com a Câmara Municipal, a avaliar a possibilidade da execução de um campo de Voleibol de Praia transformando o existente neste momento na Praia Seca.
Ainda na parte recreativa não podemos ficar indiferentes ao elevado número de pessoas que a caminhar, a correr ou de bicicleta enchem o nosso trilho ecológico desde as Levadas à Praia Seca.
Posto isto cabe a todos nós ajudar a potenciar todas as atividades desportivas que nos sejam propostas e assim continuar o crescimento que a freguesia tem tido a nível desportivo e que esperamos que nos continue a trazer excelentes resultados desportivos como os que temos tido não só a nível nacional, mas também europeu e mundial com o exemplo dos Molinhas e da patinagem artística no CART.
Com todas estas condições e com a forte presença dos nossos clubes e dirigentes em várias áreas é possível no futuro trazer para a nossa vila provas de nível nacional como a que já estamos a trabalhar em conjunto com a Associação de Voleibol de Braga e o CART para a realização de uma final nacional de Veteranos entre os dias 25 e 27 de Abril.
No atletismo aguardamos também que o bom trabalho que o Núcleo de Atletismo das Taipas tem desenvolvido, como é o exemplo da certificação da sua prova, possa atrair para a nossa vila provas de nível nacional.
Para terminar, além do orgulho no trabalho que é realizado por TODOS quantos fazem girar toda esta atividade desportiva diariamente, agradecendo-lhe por isso, não poderia deixar de salientar um tema que já tenho falado com variadíssimas pessoas, tanto no CART como na Câmara Municipal: O CART é o único clube de Hóquei em Patins do concelho e é importante dinamizar as camadas jovens para que o futuro seja assegurado e para isso deve ter um tratamento diferenciado. Da parte da junta de freguesia estamos disponíveis para ajudar naquilo que nos for solicitado.
[Conteúdo publicado originalmente na edição de Março 2025 do jornal Reflexo]
Pub