22 novembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Estacionamento. Outra vez…

Augusto Mendes
Opinião \ quinta-feira, setembro 26, 2024
© Direitos reservados
O estacionamento indevido é digno de envergonhar qualquer pessoa. Nada justifica algumas das situações, mas por outro lado devemos perceber o porquê destas situações se prolongarem no tempo.

O estacionamento na nossa vila, não há como o esconder, é um problema que necessita de uma atenção especial. E não é um problema novo e é por isso que não é a primeira vez que escrevo sobre o assunto neste espaço. E é um problema que se acentuou com o término das obras de requalificação do centro da vila.

A perda de lugares com a requalificação do centro cívico, prevista e quantificada desde o princípio, vai no sentido do proposto, e aceite pelos atores políticos da altura, da diminuição de trânsito no centro da vila dando assim mais espaço às pessoas. Neste aspeto, e falo livre de responsabilidades porque não as tinha na altura, o Partido Socialista foi o único partido que se opôs a esta solução. Foi até mais longe ao elaborar um documento onde identificou os problemas que poderiam surgir e em alguns casos apresentando soluções. Isto em 2014…

No seguimento das funções que agora exerço dediquei muito tempo a estudar o problema que hoje falamos aqui, tendo assim oportunidade de ler com atenção os documentos que o Partido Socialista elaborou em 2014 (entregue na Câmara Municipal de Guimarães) e outro de 2018 que posteriormente, já no executivo da Junta de Freguesia, onde foi criada uma comissão que estudou o assunto. Não tendo interferência em nenhum dos documentos, devo dar os parabéns a quem o realizou. Ao ler hoje esses documentos os mesmos retratam com exatidão o que hoje estamos a vivenciar. Deve assim cada um dos atores políticos da altura assumir as suas responsabilidades e nesse aspeto o Partido Socialista está claramente documentado sobre o assunto.

Mas passemos ao que se passa na atualidade e ao que podemos/devemos fazer para o futuro.

Começando pela atualidade, o que nós observamos com o estacionamento indevido é digno de envergonhar qualquer pessoa e a mim em particular envergonha-me. Nada justifica algumas das situações que presenciamos. Mas por outro lado devemos perceber o porquê destas situações se prolongarem no tempo.

Este problema, entroncando com a requalificação do centro, leva àquilo que costumo explicar às pessoas com quem tenho oportunidade de falar pessoalmente sobre o assunto. Não está tudo mal, antes pelo contrário, está muita coisa bem, mas o problema não é o que está feito, o problema é o que foi prometido fazer e não foi feito. E falo aqui em específico de duas coisas que foram prometidas pela Câmara Municipal de Guimarães e não foram cumpridas. São elas as 3 bolsas de estacionamento programadas para a Alameda Rosas Guimarães, para os Banhos Velhos e para a Rua Professor Manuel José Pereira, e ainda a paragem central de autocarros na Rua 19 de Junho.

Acredito sinceramente que cumpridas estas obras, com muito trabalho já adiantado pela Junta de Freguesia e aguardando apenas por vontade política, as mesmas vão minimizar em larga escala o problema que hoje não podemos esconder.