13 julho 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Está bonita a festa!!!

Augusto Mendes
Opinião \ domingo, julho 07, 2024
© Direitos reservados
Com o alargamento à Alameda Rosas Guimarães e agora o alargamento à Praça João Antunes Guimarães, quase que duplicamos as nossas Festas! E iremos ainda mais longe!!!

Escrevo este texto para o Jornal Reflexo já noite alta de domingo das Festas da Vila e de São Pedro que por estes dias animam a nossa Vila, não podendo por isso fazer ainda o balanço final. Mas, por tudo o que temos vivido, e ainda com a adrenalina que as festas nos têm dado, já podemos tirar algumas ilações.

Vou começar por escrever um pouco sobre aquilo que eram as nossas festas, daquilo que temos hoje, e aquilo que gostávamos que fossem no futuro.

Como todos se lembram, e desde que temos o recinto da feira semanal no inicio dos anos 2000, as Festas da Vila e de São Pedro ocupavam uma área que tinha como limite o Antigo Mercado, o recinto da feira semanal e que no coração da Vila se prolongava até ao Quiosque Jardim na Avenida da República.

Em 2018, no primeiro ano em que a Comissão de Festas Dar Vida à Vila a festa já começou o seu processo de crescimento com a colocação do palco sensivelmente a meio da Alameda Rosas Guimarães. Assim o fizemos porque entendemos que as festas, para crescer, tinham de se estender até ao parque de lazer. Mas não o podíamos fazer na sua totalidade ainda pois era necessário criar as bases para que a festa não ficasse com uma área tão grande sem o devido acompanhamento de vendedores ambulantes e zonas de restauração que pudessem dinamizar os espaços. 2018 foi ainda o ano em que se iniciou o São Pedro não Dorme. Um projeto que nos orgulha particularmente e que veio fazer com que a festa atraísse um novo público e tivesse animação até mais tarde. A Feira das Associações e a Feira da Francesinha são iniciativas que já se realizavam antes e que manteremos enquanto for possível pois consideramos ser de uma grande importância para a grandeza das nossas festas. Como compreenderão, e sendo o primeiro ano, tivemos muitas dúvidas sobre muitas coisas e tivemos também muitas novas ideias para os anos seguintes. O despique de bandas mantêm-se até hoje e, juntamente com a Banda Musical das Caldas das Taipas que este ano comemora 190 anos tem sido possível trazer até às Taipas bandas de enorme prestígio. Saliento aqui o nível, cada vez mais elevado, que a nossa banda apresenta e para a qual perspectivo um futuro promissor.

Em 2019, com todas as dúvidas e também novas ideias de 2018 tentamos uma nova estrutura para as festas com a colocação do palco principal no terreno junto ao Centro Pastoral. Um espaço amplo e de boa visibilidade que pensávamos ser o ideal para o público assistir aos concertos. Isso veio-se a confirmar mas deparamo-nos com uma contrariedade que fez que para nós ficasse claro que não era a solução ideal. A proximidade com os divertimentos, que obrigou a que tivessem de desligar o som na hora dos concertos e assim perdessem a sua essência, fez com que pensássemos de imediato noutra solução para os anos seguintes. Mas 2019 foi um ano em que já tivemos uma maior procura de vendedores ambulantes, e principalmente de restauração, o que foi preponderante para as nossas decisões dos anos seguintes.

Em 2020 e 2021 tivemos a pandemia de COVID 19 que nos impediu de realizar as festas. Numa fase de crescimento esta paragem deixou-nos apreensivos e receosos mas, como em tudo, ultrapassamos e voltamos mais fortes.

A partir do ano de 2022 já tivemos oportunidade de organizar as nossas festas. Foi uma fase muito importante pois estávamos todos a sair de sucessivos isolamentos e restrições e a vontade de nos libertar era imensa. Mas tínhamos agora uma nova situação que nos obrigou a reinventar a disposição das festas que eram as obras de requalificação do centro cívico. Assim, com as experiências dos anos anteriores e a elevada procura de vendedores ambulantes e de restauração tomamos a decisão, arriscada, de colocar o palco principal no fundo da Alameda Rosas Guimarães onde se mantém até hoje. Decisão arriscada pois era necessário preencher espaços para uma área bastante grande. E conseguimos! As festas revelaram-se um enorme sucesso e por isso mantivemos a fórmula para 2023 com ajustamentos devido às obras do centro.

Em 2024, e com as obras do centro cívico já concluídas, colocou-se como nosso principal objetivo devolver as festas à zona central da vila na Avenida da República e à parte superior junto ao coreto. Um trabalho difícil porque as alterações anteriores com os vendedores ambulantes no eixo feira-parque de lazer tinha-se mostrado um sucesso. Mas era para nós claro que teríamos de crescer para o centro e por isso trabalhamos fortemente nisso e entre o aumento de procura pelas nossas festas e o projeto piloto de disponibilização de barraquinhas para artesanato e o regresso dos palcos secundários à sua origem, conseguimos que a festa ganhasse ainda mais dimensão. Já com o processo de alargamento em curso foi feita uma abordagem dos comerciantes do centro que tinham a intenção de se organizar para na Praça João Antunes Guimarães realizar um Arraial de São Pedro. Abraçamos de imediato o projeto pois encaixava na perfeição na nossa intenção de crescimento das nossas festas. Oxalá possamos replicar arraiais pela nossa vila.

Com o alargamento à Alameda Rosas Guimarães e agora o alargamento à Praça João Antunes Guimarães, quase que duplicamos as nossas Festas! E iremos ainda mais longe!!!

Em conjunto e em colaboração reforçaremos o São Pedro das Taipas com a grande festa do nosso concelho e da nossa região.

Para finalizar uma nota para o enquadramento das festas no renovado espaço público que todos temos de aprender a utilizar. Tem sido para nós claro que as novas praças e espaços amplos nos permitirão no futuro que as festas possam crescer ainda mais e com melhores condições para quem nos visita. Um dos exemplos foi a Majestosa Procissão de São Pedro que, era opinião unânime, terá sido uma das mais participadas de sempre e onde os andores e figurantes estavam particularmente num nível de qualidade muito altos.

Venha a segunda-feira de São Pedro!!!