30 janeiro 2026 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Como prevenir quedas em casa?

Ana Menezes
Opinião \ quinta-feira, janeiro 29, 2026
© Direitos reservados
Alguns medicamentos podem aumentar o risco de quedas e devemos garantir um uso responsável dos medicamentos, que devem ser sempre prescritos pelo médico.

É no domicílio que ocorrem a maioria dos acidentes entre as pessoas idosas.

Um dos acidentes mais frequentes são as quedas, que nas pessoas mais velhas podem pagar multas muito pesadas, podendo mudar a vida com consequências físicas (fraturas, entorses, queimaduras) e psicológicas (medo e ansiedade). Portanto é importante haver medidas preventivas para permitir que as pessoas vivam mais tempo e com qualidade de vida.

Nas pessoas mais velhas e fruto de fatores da própria pessoa idosa (reflexos mais lentos, diminuição da força muscular, desgaste das articulações, alterações da visão e/ou da audição) e também do ambiente (tapetes, pisos escorregadios, cabos no chão, pouca iluminação, ausência de barras ou corrimãos, excesso de móveis) há um maior risco de quedas.

O mais importante é evitar a primeira queda!

A Direção-Geral de Saúde recomenda:

  • Ter a casa bem iluminada;
  • Utilizar cadeiras com braços, que facilitam o levantar e o sentar;
  • Colocar corrimãos nas escadas;
  • Utilizar barras de apoio na casa de banho;
  • Manter locais de passagem sem obstáculos (tapetes, móveis, cabos);
  • Ter cuidado para não tropeçar nos animais de estimação;
  • Arrumar as coisas que usa mais frequentemente em locais de fácil acesso;
  • Ter a cama com a altura adequada para se levantar e deitar mais facilmente;
  • Ter sempre um telefone por perto;
  • Tomar banho sentado numa cadeira de banho própria.

Para além destas medidas é importante eliminarmos outras barreiras físicas como é o caso da banheira, que deve ser substituída por uma base de chuveiro ou cabine onde pode usar um banco e/ou a cadeira de banho. Não devemos esquecer o efeito do exercício físico e da alimentação. Muitas vezes são necessárias adaptações às capacidades de cada um, para garantirmos o cumprimento do plano individual de exercício físico.

É importante consultar regularmente o médico de família e rever a sua medicação habitual. Alguns medicamentos podem aumentar o risco de quedas e devemos garantir um uso responsável dos medicamentos, que devem ser sempre prescritos pelo médico.

 

Fontes bibliográficas:

 - DGS. (@direcao_geral_saude).2026. “Como prevenir quedas em casa?”Instagram, 29 janeiro.

 - Casado, J.M.R et al. Riscos domésticos entre os idosos: Guia de prevenção destinado a profissionais. Setembro 2010. Disponível em: https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo/colegios/Documents/MCEER_FM_Guia_Profissionais_CMC.pdf