02 maio 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

“Dos Santos ao Natal, é Inverno natural”

Ana Menezes
Opinião \ segunda-feira, novembro 13, 2023
© Direitos reservados
As frieiras são uma inflamação exagerada da pele sendo o principal fator de risco a exposição ao frio e à humidade. Estas lesões são auto-limitadas, podem atingir as mãos, os pés, o nariz e as orelhas

Ainda falta mais de um mês para o Inverno ( 22 de dezembro) mas o frio já veio. Com o frio temos um maior risco de haver lesões da pele ou agravamento de doenças da pele que já existem. O frio causa alterações na pele, tornando-a seca, descamativa e pode inclusivé causar inflamação. Para a sua prevenção é importante não esquecer de proteger as áreas mais expostas, nomeadamente a cabeça, as mãos e os pés, com o uso adequado de protetores ( gorros, cachecóis, luvas, meias e sapatos), uma boa hidratação da pele e uma boa climatização das nossas casas.

A urticária ao frio é uma lesão da pele que surge de repente, mais frequente após uma exposição a temperaturas abaixo dos 4ºC, que provoca comichão e manchas vermelhas de vários tamanhos que aparecem e desaparecem em qualquer zona no corpo, sem deixar marcas.

As frieiras são uma inflamação exagerada da pele sendo o principal fator de risco a exposição ao frio e à humidade. Estas lesões são auto-limitadas, podem atingir as mãos, os pés, o nariz e as orelhas e provocar nódulos vermelhos/violeta, às vezes feridas, que provocam comichão, ardência e dor.

As queimadura pelo frio surgem quando as camadas da pele congelam por exposição prolongada ao frio/ gelo. A pele fica dormente, inchada e vermelha. O grande fator de risco é a colocação de gelo por períodos muito prolongados ou uso de protetores desadequados das extremidades.

O cieiro é uma irritação da pele, consequência da agressão pelo frio em conjunto com outros fatores (alimentos mais ácidos, humedecer os lábio com saliva) . O mais frequente é atingir os lábios mas também pode atingir o dorso das mãos. A pele fica muito seca, descama, fica vermelha e pode provocar comichão.

O frio pode também provocar o agravamento de outras doenças de pele pré-existentes, como por exemplo a psoríase ou a rosácea.

Como medidas protetoras é importante manter a pele muito bem hidratada com uso de creme hidratante diariamente, preferencialmente depois do banho, não tomar banho muito prolongado e com água muito quente e hidratar os lábios com batom hidratante, vaselina e evitar humedecer os lábios com saliva. Para proteção das extremidades é fundamental o uso de luvas, cachecol, gorro, meias e sapatos adequados quando as temperaturas descem. Dentro de nossas casas é importante haver uma correta climatização dos espaços, mantendo-os quentes e reduzindo humidade. Para além da pele, os ossos e os músculos também agradecem diminuindo as contraturas musculares e dores da artrose.

 

Bibliografia:

Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venerologia (www.spdv.pt/_doencas_de_pele_2, consultado a 10 de novembro de 2023)