Castanha: uma fonte de vitamina C
Quando ouvimos falar de vitamina C lembramo-nos logo dos citrinos, a laranja e o limão. No entanto esta vitamina está presente noutras frutas e legumes por exemplo: castanha, romã, melância, nabo, alcachofra, tomate, batata, pimento verde e vermelho, Kiwi, brócolos, repolho, manga, caju e morango, entre outros.
A vitamina C ou ácido ascórbico é fundamental para a produção de substâncias muito importantes no nosso organismo como as nossas proteínas, funcionamento adequado do sistema nervoso. Para além dessas funções tem um grande poder antioxidante protetor das nossas células, é importante para o nosso sistema imunitário o sistema de defesas do nosso corpo, e para a absorção de ferro.
Se esta vitamina estiver em falta as pessoas podem sentir cansaço, irritabilidade, perda de peso e dores articulares. Quanto a deficiência de vitamina C é muito grave provoca escorbuto. Durante as Grandes Navegações do século XVIII muito marinheiros faleceram desta doença por não terem acesso a frutas e legumes frescos.
A deficiência de vitamina C pode ser facilmente prevenida se consumir frutas e legumes frescas na quantidade recomendada, 3 a 5 porções por dia. Esta é a melhor forma de prevenção estando reservado o uso de medicamentos a situações especiais e após recomendação médica.
Deixo uma receita do Programa Nacional da Alimentação Saudável, rica em vitamina C:
Ingredientes:
- 400g Castanhas
- 400g Couve Lombarda
- 400g Feijão Vermelho
- 300ml Caldo aromático de legumes
- 200g Tomate
- 120g Cebola
- 120g Alho francês
- 20g Alho
- 1 colher de sopa (10g) Azeite
- 1 colher de café Cravinho
- 1 colher de café Cominhos
Preparação:
Comece por assar as castanhas no forno, descasque-as e reserve.
De seguida prepare o caldo aromático levando 300 ml de água ao lume com as cascas de cebola, alho, talos da couve, e a parte verde do alho francês. Deixe apurar, coe e reserve.
Coloque numa panela a cebola, o alho, o alho francês, o tomate, e adicione o caldo aromático, em conjunto com o cravinho e os cominhos, e deixe cozer em lume brando.
Adicione as castanhas previamente assadas, feijão vermelho e a couve lombarda e retifique a quantidade de água, adicionando um pouco mais se necessário.
Por fim adicione 1 colher de sopa de azeite e deixe estufar cerca de 30 minutos, até que todos os alimentos cozam e o molho fique apurado.
Truques e Dicas:
Se optar pelo feijão em lata ou frasco, escorra bem e passe o feijão por água corrente de forma a retirar o excesso de sal.
Ao utilizar estes produtos não é necessário adicionar sal à receita. A utilização das especiarias, ervas aromáticas e limão são substitutos do sal que conferem sabor a este prato.
Acompanha por si só sem arroz.
BOM APETITE!
Bibliografia:
Feijoada de Castanha. (2018, março 23). Alimentação Saudável; Programa Nacional Promoção da Alimentação saudável: DGS. https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/receitas/feijoada-de-castanha/ (acedido a 26 de setembro de 2024).
Vitamina C. (2015, setembro 14). Alimentação Saudável; Programa Nacional Promoção da Alimentação Saudável: DGS. https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/nutriente/vitamina-c/ ( acedido a 26 de setembro de 2024).
Johnson, L. E. Deficiência de vitamina C. Manual MSD Versão Saúde para a familia https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/distúrbios-nutricionais/vitaminas/deficiência-de-vitamina-c/ ( acedido a 26 de setembro de 2024).