01 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Casca de batatas fritas

João Marques
Opinião \ sábado, março 04, 2023
© Direitos reservados
As nossas cozinhas regionais sempre nos ensinaram que em tempos de escassez existe maior criatividade na forma como aproveitamos os ingredientes por inteiro, minimizando desperdícios.

Nesta primeira contribuição para o jornal O reflexo, resolvi falar acerca de um tema, que está em voga dentro do panorama dos profissionais de cozinha, a sustentabilidade.

É importante quer para o orçamento familiar quer para o meio ambiente que tomemos uma atitude responsável na preparação das refeições.

As nossas cozinhas regionais sempre nos ensinaram que em tempos de escassez existe maior criatividade na forma como aproveitamos os ingredientes por inteiro, minimizando desperdícios. Das tripas à moda do Porto, aos casulos de Trás-os-Montes e até à charcutaria, partes menos nobres brilham como elementos principais.

Proponho assim que todos pensem como usar restos e potenciais desperdícios, para criar novas iguarias tão ou mais ricas como as convencionais.

As cascas dos legumes, tais como cenoura, nabo, cebola, depois de fervidas criam um ótimo caldo para enriquecer uma confeção sem ter de recorrer a intensificadores de sabor (caldos processados em cubo). Cascas de batata podem ser fritas e dão uma fantástica guarnição ou entrada. Frango de churrasco que sobrou pode ser utilizado para fazer um brás ou uma massa.

Para além disso há outras atitudes que fazem a nossa cozinha ser mais sustentável e amiga do ambiente, como por exemplo, procurar comprar produtos locais, além de estimular a economia de proximidade e diminuir o custo ambiental, ao mesmo tempo que garante maior frescura e qualidade dos ingredientes.

Comprar produtos a granel, ajudam na diminuição do plástico. Um dia por semana fazer um planeamento das refeições semanais, juntamente com uma lista de compras, evitando assim comprar artigos que não sejam necessários.

Nunca ir fazer compras de barriga vazia, estudos revelam que ir com fome aumenta a possibilidade de compras impulsivas e pouco saudáveis.

Apresento agora uma receita de reaproveitamento de ingredientes:

Receita de casca de batatas fritas:

Ingredientes:

- 500gr de cascas de batata

- 200ml de óleo de girassol

- Sal q.b.

- Pimenta q.b.

-Paprika q.b.

Confeção:

Lavar muito bem as cascas de batata e colocar em água com gelo por 10 minutos.

Aquecer o óleo a 170º C.

Escorrer bem as cascas e fritar até que fiquem crocantes e douradas.

Secar em papel de cozinha e temperar a gosto com sal, pimenta e paprika.

Caso procurem uma forma mais saudável, podem fazer esta receita na airfryer ou no forno, basta regar com um fio de azeite e temperar a gosto, a 180ºC por 10 minutos.

Pode ser servido como guarnição, ou como uma entrada acompanhada com uma maionese.