01 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

O orçamento para 2024

Augusto Mendes
Opinião \ segunda-feira, janeiro 22, 2024
© Direitos reservados
Mais do que necessária, a Casa Mortuária é uma obra que deve ser tratada com a maior urgência para que as famílias possam ter mais conforto na hora de velar os seus entes queridos.

A Assembleia de Freguesia discutiu, no passado dia 29 de Dezembro, o orçamento da freguesia para o ano de 2024. Com poupanças feitas em 2022 e 2023 a Junta de Freguesia apresentou um orçamento com um potencial de investimento que vai permitir o cumprimento de algumas das obras que fazem parte do compromisso eleitoral do Partido Socialista e que eram da sua responsabilidade. Outras há que foram assumidas pela Câmara Municipal mas dessas falaremos de seguida.

Em 2024, será possível a pavimentação de algumas ruas da freguesia que se encontram degradadas. Aqui serão incluídas a Rua do Carregal junto ao Centro de Saúde, a Travessa do Montinho e a Rua da Boavista. O Parque das Levadas será também uma realidade, sendo que aqui, como explicado pelo Dr. Luís Soares, e devido ao valor elevado do projeto, apresentam-se duas soluções: a execução do projeto na sua totalidade, financiado pela Câmara Municipal, ou então um projeto mais minimalista e que possa ser assegurado pelo orçamento da freguesia.

Outro assunto que foi discutido na Assembleia de Freguesia foi a construção da Casa Mortuária para a freguesia. Aqui tivemos oportunidade de ouvir a bancada do PSD afirmar que esta é uma obra desnecessária. Discordo completamente da posição assumida pela bancada da oposição. Mais do que necessária a Casa Mortuária é uma obra que deve ser tratada com a maior urgência para que as famílias possam ter mais conforto na hora de velar os seus entes queridos. Lembrar que esta obra tem financiamento de 100.000€ garantido pela Câmara Municipal.

Ainda do orçamento municipal, esperamos que seja possível a concretização de algumas das obras que o município assumiu com os taipenses. Falamos aqui da concretização da Rotunda da Rabata, que tem todo o projeto aprovado, e que além de maior segurança no trânsito, num cruzamento que apresenta alguns problemas, permitirá também a resolução de dois problemas de águas pluviais existentes nas proximidades (Loteamento de Bouçós e Rua das Fontaínhas).

A Paragem Central de autocarros é outro dos objetivos que temos de continuar a perseguir e que com a nova disposição de trânsito da Vila torna-se de uma obra cada vez mais necessária.

Por fim, e não menos importante, até porque já esteve no plano de atividades da Câmara Municipal e foi adiada, temos a pavimentação e execução de rede de águas pluviais do que falta na Rua da Santa Marta entre a Cutipol e a Rotunda da Feira. Em dias de chuva, mais intensa têm sido muitos os problemas com que se deparam os moradores desta rua.

No que respeita a manutenção e limpeza da freguesia continuaremos a fazer a manutenção periódica de todos os jardins e rotundas da freguesia tal como, 4 vezes por ano, será feita uma limpeza geral às bermas e sargetas da freguesia.

Os nossos parques terão em 2024 melhoramentos significativos no que respeita às condições de uso dos mesmos e também ao seu embelezamento.

Sabemos que não teremos uma tarefa fácil mas estamos motivados e com força para que 2024 seja um ano de muitas concretizações que, aliadas ao término da requalificação das obras do centro, permitirá aos taipenses fortalecer a sua qualidade de vida e proporcionar bons momentos de lazer a quem nos visita permitindo assim dinamizar o nosso comércio e a nossa restauração.

BOM ANO 2024!!!