28 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

O centenário do Clube Caçadores das Taipas

Augusto Mendes
Opinião \ quinta-feira, dezembro 14, 2023
© Direitos reservados
Todas as iniciativas realizadas tinham como objetivo aproximar e, em muitos casos, reaproximar os taipenses do seu clube e sinto sinceramente que isso foi plenamente conseguido.

O Clube Caçadores das Taipas atingiu a bonita idade de 100 anos! E foi bonito!

Terminaram, com o habitual jantar de aniversário do clube, as comemorações do centenário da grande instituição que é o Clube Caçadores das Taipas.

Para as comemorações do seu centenário entendeu a direção do Clube Caçadores das Taipas que o melhor modelo seria a criação de uma comissão que pudesse, autonomamente, organizar todas as iniciativas que dissessem respeito a essa efeméride. Em bom tempo o fez e por isso está de parabéns! Nasceu assim a Comissão do Centenário do CC Taipas.

Colaborei, em representação da Junta de Freguesia, com a comissão do centenário e por isso sinto-me na obrigação de aqui relevar, em forma de agradecimento, todo o trabalho que foi feito e que engrandeceu esta grande instituição.

Formada por homens com um conhecimento ímpar do clube, todos eles com um passado no clube tanto como atletas, dirigentes, treinadores ou associados com larga história, esta comissão permitiu demonstrar a todos a importância do clube na história da nossa vila. Clube e vila estiveram sempre ligados e, em algum momento, todas as famílias da nossa freguesia tiveram, ou têm, ligação ao clube.

Foi possível também perceber que o CC Taipas foi para muitas famílias mais do que um hobby, mas foi parte integrante da sua família durante várias gerações. Sem querer aqui correr o risco de ser injusto, percebi isso com a família Batista Ribeiro e a família dos “Juanicos”.

Volto à comissão do centenário apenas para realçar o orgulho que foi trabalhar com todos os seus membros. Cada um com o seu papel são homens que usaram ali todos os seus conhecimentos e sabedoria em prol do seu amor ao clube e pondo sempre de lado diferenças que pudessem ter em algum momento para que apenas o clube e a dignidade do seu centenário brilhasse em cada momento. Só com estes homens, de grande capacidade e por isso respeitados por todos na sua vida pessoal e profissional, foi possível ao CC Taipas crescer ainda mais neste ano do centenário. A TODOS eles agradecemos com toda a sinceridade!

Todas as iniciativas realizadas tinham como objetivo aproximar e, em muitos casos, reaproximar os taipenses do seu clube e sinto sinceramente que isso foi plenamente conseguido.

Não posso terminar sem vos confessar uma mágoa que me ficou a mim e talvez a todos os taipenses: a não participação do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães nas comemorações, principalmente no jantar do centenário, embora se tenha feito representar, e muito bem, pelo vereador taipense Nélson Felgueiras. 100 anos não são 100 dias, e, pelo simbolismo, história e relevância que o CC Taipas tem na comunidade, esta comemoração merecia, na minha opinião pessoal, mais respeito por parte do representante máximo do município.