14 junho 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Atividades desenvolvidas pelo Clube Caçadores das Taipas, em 1937

António José Oliveira
Opinião \ sexta-feira, abril 21, 2023
© Direitos reservados
No “Notícias de Guimarães”, é noticiado que esta agremiação desportiva primava na realização “de festas que levantem o nome da nossa linda terra iniciou uma nova fase de grande actividade”.

Consultando a imprensa periódica, podemos constatar, de que o Clube Caçadores das Taipas, que este ano comemora o centenário da sua fundação, no recuado ano de 1937, realizava variadas atividades nesta povoação termal.

Na edição de 30 de maio de 1937, do “Notícias de Guimarães”, é noticiado que esta agremiação desportiva primava na realização “de festas que levantem o nome da nossa linda terra iniciou uma nova fase de grande actividade”. Nesta notícia é referido, que aos domingos no seu campo de jogos se promoviam diversões, tais como: tiro aos pratos; tiro ao alvo; jogo de malha, etc.

Neste artigo informava-se, que a nova direção tinha já delineadas várias festas, que iriam trazer, segundo o jornalista, muitos visitantes à povoação. O jornalista noticiava duas dessas atividades:

-Gincana de bicicletas, no dia 13 de junho, com um programa inédito e variados prémios;

- Torneio de tiro aos pombos, no dia 27 de junho, o grande torneio oficial do Clube, em homenagem ao distinto atirador e vencedor da taça de Portugal H. James Lickfold, conterrâneo taipense, que segundo esta notícia, no Club de Caçadores das Taipas fizera a iniciação da sua brilhante carreira desportiva. Neste torneio seria disputada uma artística e valiosa taça de prata com o nome do homenageado. Os prémios seriam: lº lugar, Taça James Lickfold e 1000$00; 2º lugar, 500$00; 3º lugar, 300$00; 4º lugar, 200$00; 5º e 6º lugares, objetos de arte. A todos os atiradores inscritos seria oferecida a miniatura da taça de homenagem. E seria ainda sorteada pelas senhoras da assistência um lindo brinde. A festa terminaria por um jantar à americana de homenagem ao festejado, no Hotel das Termas.