02 agosto 2021 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Festival de Natação realizado na piscina das Taipas (1952)

António José Oliveira
Opinião \ quinta-feira, julho 15, 2021
© Direitos reservados
As Caldas das Taipas, nas décadas de 30, 40 e 50 do século passado, no panorama nortenho, assumia-se como uma vila desportiva, possuindo um vasto número de equipamentos inovadores.

A 29 de junho de 1950, integrada no programa das festividades de São Pedro, era inaugurada o complexo de piscinas de Caldas das Taipas. Este equipamento desportivo inovador na época, mandado edificar pela Junta de Turismo da Estância Termal das Taipas constitui a primeira piscina pública do distrito de Braga. Consultando a imprensa regional da época, temos conhecimento, de que dois anos, após a inauguração desta piscina, esta seria local de competições desportivas promovidas pela Associação de Natação do Porto.

Efetivamente, a 20 de julho de 1952, decorreu num ambiente muito animado e desportivo, um festival de natação, realizado na piscina do Parque de Turismo das Taipas.

Este festival de natação organizado pela Associação de Natação do Porto, em colaboração com a Junta de Turismo das Taipas, presidida pelo sr. Rosas Guimarães, realizou-se nesse domingo, pelas 17 horas. Segundo a imprensa vimaranense, assistiram a esta competição um elevado número de pessoas do norte de Portugal, sendo as provas disputadas pelos nadadores do Futebol Clube do Porto, Clube Fluvial Portuense e Pejão Atlético Clube. Os nadadores receberam prolongadas ovações da numerosa assistência, que vibrou com as exibições feitas pelos nadadores dos Clubes Nortenhos. A imprensa realçava os resultados técnicos obtidos que deixaram a todos os dirigentes dos Clubes presentes excelente impressão.

Na edição do jornal “Notícias de Guimarães”, de 20 de julho desse ano, era publicado um anúncio publicitário referente à realização deste festival de natação.

As Caldas das Taipas, nas décadas de 30, 40 e 50 do século passado, no panorama nortenho, assumia-se como uma vila desportiva, possuindo um vasto número de equipamentos inovadores, tais como: ringue de patinagem (1938), campos de ténis (1949) e piscina (1950).