25 junho 2021 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Festa desportiva no ringue de patinagem das Taipas (1949)

António José Oliveira
Opinião \ quinta-feira, maio 20, 2021
© Direitos reservados
Poucos anos depois, em 1955, o Turismo Hóquei Clube das Caldas das Taipas consagrar-se-ia Campeão do Minho.

Consultando o semanário “Noticias de Guimarães”, de 24 de julho de 1949, deparamo-nos com um artigo do correspondente das Caldas das Taipas, intitulado “Festa Desportiva nas Taipas”, referente a um evento desportivo ocorrido nesta vila. Trata-se de uma festa desportiva realizada no dia 17 de julho de 1949, no ringue de patinagem, organizado pela Junta de Turismo da Estância Termal das Taipas, em colaboração com a Associação de Patinagem do Norte e com a participação das equipas de hóquei em patins do Académico Futebol Clube e Estrela e Vigorosa Sport Club, da cidade do Porto.

Pela leitura desta notícia podemos aferir que o festival iniciou-se com uma gincana de patins, com os seguintes resultados: 1.º, Manuel Fernandes, do Académico, em 1m 15s, totalizando 707 pontos; 2.º, António Ribeiro, do Académico, em 1m 20s, com 690 pontos; 3.º, Eugénio Montalvão Figueiredo, do Académico, em 1m 16s, com 683 pontos; 4.º, André Mendes de Carvalho, do Académico, em 1m 26s, com 672 pontos; 5.º, Carlos Ferreira, do Estrela, em 1m 24s, com 668 pontos. Ao primeiro foi atribuída a Taça “Presidente da Câmara de Guimarães” e aos restantes, prémios da indústria regional. A Taça do Turismo “Primeiro classificado das Taipas” foi atribuída a António da Costa Mendes, que na classificação geral ficou em 8.º lugar. No final da gincana, uma criança de 4 anos, filha do Delegado Distrital, tenente Armindo Pereira, exibiu-se em patinagem artística, bem como um menino, da cidade de Braga.

Seguidamente, realizou-se um encontro de hóquei em patins entre os grupos de honra do Académico de Estrela e Vigorosa. O Académico venceu o Vigorosa por 5-1, ganhando a “Taça Junta de Turismo”.

À noite, os desportistas reuniram-se num jantar de confraternização, tendo-se trocado diversos brindes. O Presidente da Associação de Patinagem do Norte, Ferreira Lopes, encerrou os brindes saudando a Imprensa ali representada e prometendo todo o auxílio para que o Turismo Hóquei Club das Caldas das Taipas, em organização, recebesse das entidades superiores o concurso de que carecia.

O ringue de patinagem da Junta de Turismo, inaugurado em 1938, seria palco dos jogos do “Turismo-Hóquei Clube de Caldas das Taipas” nas décadas de 50 e 60, do século XX. Neste local, além da prática do Hóquei em Patins, realizavam-se outras atividades desportivas e culturais. Em junho de 2017, a Cooperativa Taipas Turitermas irá substituir esta infraestrutura desportiva, que se encontrava em ruínas, por um moderno Polidesportivo.

Esta festa desportiva realizada há 71 anos, constituiu uma forma de impulsionar a modalidade de hóquei em patins nesta vila. Poucos anos depois, em 1955, o Turismo Hóquei Clube das Caldas das Taipas consagrar-se-ia Campeão do Minho.