15 junho 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

O Futuro da Computação: revolução ou fantasia?

Tiago Martinho
Opinião \ domingo, julho 23, 2023
© Direitos reservados
É difícil prever qual tecnologia terá mais impacto e sucesso a longo prazo, no entanto é interessante acompanhar a evolução e imaginar como estas tecnologias podem melhorar as nossas vidas.

A computação evoluiu significativamente ao longo dos anos, impulsionando uma revolução tecnológica que transformou a maneira como vivemos e comunicamos, desde a criação do computador pessoal, Internet e smartphone. À medida que avançamos rumo a um futuro cada vez mais conectado, surgem novas tecnologias e dispositivos inovadores que prometem mudar ainda mais o mundo em que vivemos. Neste artigo, exploraremos três inovações importantes que parecem destinadas a desempenhar papéis críticos no futuro da computação: um protótipo da empresa Humane, o chatGPT da OpenAI e o Vision Pro da Apple.

Um dos avanços mais emocionantes na computação é a crescente popularidade dos dispositivos wearable, que integram tecnologia de ponta em objetos do dia-a-dia. Nesse contexto, a Humane apresentou um dispositivo que usamos na roupa e projeta informação diretamente na nossa mão. Esse dispositivo inovador combina inteligência artificial avançada com um design elegante e minimalista. Imagine um assistente pessoal, capaz de responder às suas perguntas por voz, fornecer informações úteis e até mesmo antecipar suas necessidades. Com a capacidade de aprender com o usuário ao longo do tempo, o dispositivo promete criar uma experiência de computação verdadeiramente personalizada de maneira não intrusiva. Por exemplo, faz a tradução instantânea a qualquer outra língua, usando o mesmo tom e pronúncia da pessoa que o usa.

Outra inovação revolucionária no campo da computação é o chatGPT desenvolvido pela OpenAI. Esse modelo de linguagem baseado em inteligência artificial tem sido utilizado para automatizar e melhorar a interação humana com computadores e já faz parte da caixa de ferramentas de muitos profissionais. O chatGPT é capaz de compreender e responder a perguntas, fornecer informações sobre qualquer tema e até mesmo realizar tarefas complexas, como a redação de textos. Com o seu poderoso mecanismo de geração de conteúdo, o chatGPT está a mudar a forma como nos comunicamos com a tecnologia. À medida que essa tecnologia continua a evoluir, existirá uma integração ainda maior nas nossas vidas diárias, facilitando tarefas e agilizando processos repetitivos.

A Apple também apresentou recentemente um par de óculos inteligentes, o Vision Pro. Este novo dispositivo promete elevar a experiência de realidade aumentada (AR) a um novo patamar, oferecendo recursos avançados de reconhecimento visual e uma forma de interagir com o computador usando só gestos da nossa mão.

Uma das características impressionantes do Apple Vision Pro é a habilidade de projetar uma interface 3D diretamente na nossa sala de estar e poder interagir com ela como o fazemos no mundo real, arrastando objetos e com a voz.

O Vision Pro abre novas possibilidades para a computação espacial e transforma a maneira como interagimos com o mundo.

Nestas três novas tecnologias encontramos abordagens completamente distintas, a Humane quer aumentar a nossa capacidade para interagir com a realidade com computadores, mas de maneira não intrusiva, estando sempre presente. A Apple imagina que vamos estar conectados e inclusive trabalhar através desses óculos diariamente. No entanto a Open AI usa a forma de interação mais simples e mais antiga, comunicar através da linguagem, algo que já fazemos desde o início da humanidade. É difícil prever qual tecnologia terá mais impacto e sucesso a longo prazo, no entanto é interessante acompanhar a evolução e imaginar como estas tecnologias podem melhorar as nossas vidas.