21 novembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Toponímia X - Praça Dr. João Antunes Guimarães

Carlos Marques
Opinião \ quinta-feira, outubro 17, 2024
© Direitos reservados
JOÃO ANTUNES GUIMARÃES, natural de Caldas das Taipas onde nasce a 16/02/1877 na freguesia de São Salvador de Briteiros vindo a falecer com apenas 73 anos de idade.

É licenciado em medicina na Universidade de Coimbra, é por isso médico, mas é também lavrador, pois é senhor de muitas terras em Briteiros e em Donim.

É deputado nas 5 primeiras legislaturas do Estado Novo, durante 16 anos, desde 1935 até à sua morte em 1951, onde vem a exercer uma fortíssima actividade parlamentar essencialmente na implementação do Estado Corporativo para a área da Indústria e na da Agricultura, a par de muitas outras áreas como a da educação e dos transportes.

É ministro do Comércio e das Comunicação entre os anos de 1929 e 1939, é a ele que se deve a construção da Estrada Nacional nº 309 que liga Guimarães a Braga por Souto, Briteiros, Sameiro e Bom Jesus, potenciando o turismo e arqueológico e religioso.

Faz parte do núcleo duro de Salazar, tendo sido Presidente da Comissão Central da União Nacional, o partido único do Novo.

No ano comemorativo dos centenários, a 19 de Junho de 1940 Caldas das Taipas é elevada à categoria de vila por publicação no Diário do Governo outorgado pelo Presidente da República, António de Fragoso Carmona e pelo Presidente do Conselho de Ministros, António de Oliveira Salazar.

Para imediatamente a municipalidade de Guimarães lhe atribuir em 9 de Julho do mesmo ano um voto de louvor pela intervenção que teve na elevação da progressiva povoação das Caldas das Taipas à categoria de vila, proposta apresentada pelo vereador taipense Joaquim Monteiro e aprovada por unanimidade.

A 10 de Agosto do mesmo ano, a Câmara de Guimarães pelos relevantes serviços prestados ao concelho, nomeadamente à vila das Taipas, resolve dar o seu prestigioso nome, substituindo o topónimo de “Praça da República” pelo de “Praça Doutor João Antunes Guimarães”.

No dia 24 de Agosto ainda do ano de 1940, o povo das Taipas presta uma bem merecida e justa homenagem ao filho da terra, ao deputado da nação, João Antunes Guimarães, que tem sabido impor-se pela nobreza das suas qualidades, à consideração e à estima dos seus habitantes. O acto público é presidido pelo Governador Civil, e são oradores o Dr. Alfredo Fernandes, distinto director clínico das Termas, e conferencista o Drº Alfredo Pimenta, escritor e director da Torre do Tombo. 

A cerimónia decorre no salão Nobre da Junta de Turismo das Taipas e na presença do homenageado, é descerrado um quadro com a fotografia de João Antunes Guimarães antecedido do Hino Nacional tocado pela Banda dos Bombeiros Voluntários das Taipas,  e no final o homenageado  agradece o que as Taipas lhe estavam prestando, que profundamente o sensibilizou por ter brotado do coração humilde do povo a quem tanto quer.

No final da sessão solene realizou-se com a mesma solenidade, no largo principal de Caldas das Taipas a inauguração da lápide “Largo Dr. João Antunes Guimarães” acto que se revestiu da maior importância, e, que é a razão de ser desta notícia volvidos 84 anos, que são os que já levamos na categoria administrativa de vila.

À noite, efectuou-se um animado arraial minhoto com iluminação, fogo e música no Ring de Patinagem organizado pela Junta de Turismo das Taipas revertendo o valor das receitas a favor dos pobres da terra.

O político João Antunes Guimarães doou ao domínio público várias das suas terras, designadamente para abertura da estrada da Gandra que liga Briteiros a Barco, mandou construir lares e escolas em Donim e em Briteiros, e foi também benemérito e grande amigo dos Bombeiros das Taipas a quem ofereceu no ano de 1945 um magnífico automóvel "Delage".

Caldas das Taipas, 28 de Setembro de 2024, quando guiei a visita à vila dos alunos e professores do Curso de Pós Graduação de “História e Património do Minho” da UM.