Saúde e Bem-estar mental na terceira idade
No dia 10 de outubro, dia mundial da saúde mental, decorreu uma sessão intitulada “Saúde Mental e Bem- Estar Mental na Terceira Idade” na casa do Povo de Ronfe. Esta sessão foi organizada pela internas da USF de Ronfe, e contou com a presença da psicóloga Neuza Rocha, psicóloga clínica e neuropsicóloga no Hospital de Guimarães, e duas alunas de psicologia. Foram abordados os principais aspetos do envelhecimento saudável e estratégicas para envelhecer de forma ativa. Houve ainda um momento onde foram desmistificados alguns mitos e verdades sobre esta temática.
O envelhecimento ativo é definido, segundo a Organização Mundial de Saúde, como o “processo de otimizar as oportunidades para a saúde, participação social e segurança de modo a aumentar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.”. Os pontos essenciais desta fase são a manutenção da autonomia e da independência, a expectativa de uma vida saudável e a promoção de qualidade de vida.
Com o avançar da idade, os “esquecimentos” e a perda de capacidade de concentração e atenção são motivos frequentes de consulta. Mas como travar esta evolução e mantermos uma mente ativa? A par das medidas do estilo de vida saudáveis, como a alimentação e o exercício físico, vamos sempre a tempo de aprender e exercitar novas áreas do nosso cérebro. Partilhamos aqui alguns conselhos:
- Crie e memorize listas;
- Faça atividades ao ar livre;
- Faça sopa de letras e palavras cruzadas;
- Aprenda coisas novas, um instrumento ou um nova língua;
- Faça trabalhos manuais;
- Mantenhas horários e rotinas. Ter horas para acordar e deitar é importante!;
- Durma bem.
Outro aspeto fundamental é a socialização. Os estudos sugerem que a socialização permite envelhecer com mais saúde e melhor qualidade de vida. Portanto, saia de casa e … :
- Participe em atividades promovidas na comunidade, como excursões;
- Reúna amigos e vá ao cinema, ao teatro, ao café, entre outros locais do seu interesse;
- Junte-se a grupos da freguesia, como o grupo coral ou de música;
- Pode também beneficiar em integrar um centro de dia para criar uma rotina e combater a solidão.
Cada vez há mais respostas da sociedade para a terceira idade. Procure informar-se na sua junta de freguesia das atividades que existem.
Nunca é tarde para aprender! Desafie-se e saia da sua zona de conforto.