30 outubro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Professor Manuel José Pereira: propôs Caldas das Taipas à categoria de vila

Carlos Marques
Opinião \ sexta-feira, julho 14, 2023
© Direitos reservados
No ano de 1954 esta rua além da Escola Primária, agora Escola de Música Fernando Matos da Banda Musical de Caldas das Taipas tinha algumas casas e pouco comércio.

Nos anos 50 do século passado a junta de freguesia defende a atribuição de topónimos em virtude de novas ruas e avenidas na vila das Caldas das Taipas pela construção de casas novas para habitação, e é um problema que urge resolver pois que os nomes de lugares remotos não fazem sentido e os moradores estão com dificuldades em designarem a sua situação. Ao mesmo tempo pretendem homenagear pessoas, com suas qualidades de trabalho evidenciado no exercício das suas profissões, quer nos postos que serviram a terra e o país, fazem jus a que os seus nomes figurem nas avenidas e ruas de Caldas das Taipas.

É neste pressuposto que em 12 de Janeiro de 1954 a Junta de Freguesia decide atribuir o topónimo Professor Manuel José Pereira em homenagem ao (alegado) primeiro professor oficial da freguesia, ao antigo Comandante dos Bombeiros Voluntários e Presidente da Junta, que, como professor leccionou três gerações e que todos os Taipenses veneram com a maior emoção e respeito. A Câmara aprova a proposta no dia seguinte, e oficia esta atribuição ao Conservador do Registo Predial da Comarca no dia 23 do mesmo mês de Janeiro.

No ano de 1954 esta rua além da Escola Primária, agora Escola de Música Fernando Matos da Banda Musical de Caldas das Taipas tinha algumas casas e pouco comércio, é atravessada no Kilómetro 14 pela EN nº 310, agora ER nº 310 (Estrada Regional), ia como ainda agora vai desde a Rua de Santo António até ao então Lugar, agora Rua do Pinheiral, que dá ainda hoje nome à Escola EB nº 1, do Pinheiro em Caldas das Taipas

Manuel José Pereira teve:

Como Professor do Ensino Primário Oficial, alguns factos relevantes:

12-03-1888: Apresenta-se ao Presidente da Junta com uma carta da Câmara Municipal de Guimarães, que como professor primário ia reger a aula criada na freguesia, e em virtude dessa nomeação o dito senhor tomou posse da casa, e nesse dia começara a funcionar a aula.

22-07-1908: Recebe um valor significativo a título de Prémio, distinguindo-o como professor official d'instrução primária.

03-05-1918: Manuel José Pereira, dá entrada na cadeia civil da comarca de Guimarães, em virtude de se achar pronunciado sem fiança, por crimes eleitorais que lhe implantaram.

24-03-1935: Neste dia é-lhe prestada grande Homenagem com uma sessão solena na escola presidida Manuel Boaventura, inspector Chefe da Região Escolar. No largo fronteiriço à escola, foi servido, depois, um abundante lanche às crianças, durante o qual a banda dos B. V. Das Taipas executou algumas peças do seu repertório.

02-07-1950: Nova homenagem realizada pela Banda Musical de Caldas das Taipas, NAS CALDAS DAS TAIPAS a um homem que em vida lhe dispensou grande protecção e assinalados serviços, o Professor Manuel José Pereira, de saudosa memória, mandando celebrar uma missa em sufrágio da sua alma, e em seguida colocar na sala de ensaios uma sua fotografia que fôra descerrada, e ali ficará em sinal de reconhecimento pelos benefícios recebidos.

 

Na junta de freguesia de Caldelas, alguns factos relevantes:

23-01-1899: É instalado na nova Junta de Parochia como seu Secretário.

14-01-1900: É nomeado Vogal da Junta de freguesia.

13-01-1901: É nomeado para Secretário.

02-01-1902: Desempenha o cargo de Secretário por 6 anos com gratificação annual de 13$500 réis, com a condição de fazer todo o serviço que venha a ser necessário.

02-01-1911: É eleito por 3 anos como Secretário da Junta de Freguesia.

02-01-1914: Continua a exercer por mais 3 anos o cargo de secretário na junta de freguesia.

18-03-1919: Em seguida, deliberou-se entregar o lugar de Secretário ao cidadão Manuel José Pereira, professor desta freguesia que se achava legalmente nomeado, exonerando o interino.

25-10-1923: Tomou posse a nova Junta de Freguesia de São Tomé de Caldelas. Secretário, Manuel José Pereira.

02-01-1926: Volta a exercer o cargo de Secretário da Junta de freguesia para o triénio 1926 a 1928

11-08-1926: Na reunião da Junta de Freguesia é nomeado Secretário, Manuel José Pereira.

18-11-1926: Na reunião da Junta de Freguesia o Secretário da Junta, o cidadão Manuel José Pereira, fez entrega do arquivo e livros da Junta em seu poder aos novos comissionados e bem assim da importância de 30$95, actualmente saldo em vigor, e bem assim tudo o que se achar descrita no respectivo inventário, que acharam conforme com a sua descrição do inventário e do que tomaram conta sob sua guarda, à excepção do arquivo que fica em poder do Secretário cidadão, Manuel José Pereira e o material da Igreja que se acha sob a responsabilidade do Senhor Reitor.

30-05-1932: A Comissão administrativa da Freguesia exonera Manuel José Pereira do cargo de , escriturário da Junta.

05-11-1937: Dos eleitos para Junta de Freguesia que a há-de servir é escolhido para Secretário Manuel José Pereira.

15-01-1939: Na primeira sessão ordinária da Junta de Freguesia, é eleito seu Presidente Manuel José Pereira.

29/04/1940: Manuel José Pereira, presidente da junta de freguesia, juntamente com a Junta de Turismo da Estância Termal das Taipas, órgão que tanto faz nos faz, solicita ao Ministro do Interior a elevação da povoação de Caldas das Taipas à categoria de vila.

05-11-1941: Destas eleições é novamente escolhido para secretário.

Solicitação ao Ministro do Interior para a elevação da povoação de Caldas das Taipas à categoria de vila. 

 

Na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, alguns factos relevantes:

29-10-1919: É eleito e toma posse do cargo de Secretário da Mesa da Assembleia Geral.

04-04-1920: Em Assembleia Geral é o mais votado e escolhido através dos sócios para 1º Comandante do Corpo Activo dos nossos Bombeiros.

01-08-1920: Apresenta em Assembleia Geral o projecto de Regulamento para os sócios activos da nossa Associação, finda a leitura artigo por artigo, o Regulamento foi unanimemente aprovado e devidamente assinado.

06-01-1924: Como Presidente da Mesa da Assembleia Geral confere a posse à nova direcção.

04-01-1925: Faz parte da nova direcção.

28-03-1925: A nova Direcção da Associação acaba de adquirir uma casa na entrada da povoação, no Largo António Gonçalves, para sede e quartel da mesma. Para o pagamento da casa agora adquirida, abriram uma subscrição pública, tendo já percorrido algumas freguesias, sendo recebidos cavalheirescamente. É grande o contentamento nos habitantes de Caldas das Taipas pela compra da casa dos Bombeiros, pois apesar de já aqui existirem há alguns anos, ainda não possuíam uma casa sua, sendo todos unânimes em tecer-lhe os mais rasgados elogios. Os Taipenses sentem-se orgulhosos pela nova compra e na pessoa do seu Ilustre Presidente, o Dr. José Joaquim Machado Guimarães Júnior, saúdam com verdadeiro entusiasmo esse grupo de filhos das Taipas e trabalhadores incansáveis que compõem a Direcção. No corpo activo têm eles encontrado bom e leal cooperador, o Comandante Manuel José Pereira.

20-05-1928: Em virtude da demissão da direcção presidida pelo Dr. Presidente, Dr. José Joaquim Machado Guimarães Júnior, Manuel José Pereira é destituído do Cargo de 1º Comandante.

11-12-1930: Foi apresentada à apreciação da Direcção a conta dos créditos do ex-comandante cidadão Manuel José Pereira, e, este depois de esclarecidas as dúvidas, reconhece a dívida e decide pagar-lhe a importância em causa, de 800$00.

11-07-1937: Oferece à Associação vário material de incêndios, que a Direcção aceitou e que a Assembleia-Geral resolveu agradecer.

Nesta Assembleia Geral, por unanimidade os sócios conferem-lhe o título de Socio Honorário da Associação.

 

No Clube Caçadores das Taipas, alguns factos relevantes:

08-03-1931: É eleito e toma posse do cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral

31-07-1932: Apresenta o projecto de alteração dos Estatutos que a Assembleia aprova, e fica responsável por introduzi-las no clube

 

Manuel José Pereira era sogro do maestro José de Sousa que figura também na nossa toponímia , este era casado com sua filha Virgínia Pereira Mendes Martins esta com proposta vencida em sede de Comissão de Toponímia, foi professora em Caldas das Taipas desde1920 a 1960.