Pilates
Desde tenra idade procurou aprimorar as suas aptidões físicas através do exercício. Para suavizar a asma e combater o raquitismo praticava exercícios de respiração e treinava ao ar livre.
Mais tarde, mudou-se para Inglaterra onde trabalhou como instrutor de circo, foi lutador de boxe e instrutor de defesa pessoal. Durante a primeira guerra mundial esteve internado com outros companheiros. Nesse tempo, ensinou e incentivou os seus colegas a prática de exercício. No final da guerra, Joseph foi assistente num hospital e trabalhou com acamados. Para estimular os pacientes usou as molas das camas para que estes pudessem realizar exercícios com resistência.
Nos anos 20, Joseph emigra com a sua esposa para Nova York. Juntos abrem um estúdio e desenvolvem um novo método de treino. A sua metodologia, apelidada por “contrology” era baseada nos seus conhecimentos adquiridos na ginástica, dança, artes marciais, musculação e yoga. Orientava o seu foco para o controlo do corpo, desenvolvimento dos músculos estabilizadores da coluna e a respiração. O seu sistema de exercícios assentava em cinco princípios: o controlo, a respiração, a concentração, a fluidez e a centralização. Apoiado na sua experiência, com os acamados na área da reabilitação, Joseph também projetou os seus próprios aparelhos.
Atualmente o seu método continua bastante popular pelos seus benefícios.