01 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

O desporto no mundo empresarial

Lionel Ferreira
Opinião \ quinta-feira, janeiro 25, 2024
© Direitos reservados
Se o setor empresarial beber um pouco da realidade do universo desportivo, acredito que poderá atingir mais facilmente o sucesso.

O desporto pode trazer uma serie de benefícios para o mundo empresarial, influenciando positivamente tanto a cultura corporativa quanto o desempenho organizacional.

A hierarquia está bem delineada no desporto, todos os intervenientes sabem o lugar que ocupam, suas tarefas, funções, obrigações e competências.

Apesar de haver muitos métodos de liderança, sejam elas mais democráticos ou autocráticos, uma liderança eficaz depende da aceitação dos seus liderados. Um líder consegue de forma natural tirar o melhor partido dos seus subordinados e unir o grupo em prol dos objetivos.

O planeamento é parte essencial para o sucesso. Os períodos organizacionais são divididos em macrociclos, mesociclos, microciclos, unidade de treino e por fim o exercício. Todo este planeamento facilita a gestão das tarefas e permite ajustar o plano aos objetivos.

É fundamental que os atletas possam estar em pleno das suas capacidades, sejam elas físicas, sociais ou emocionais, para atingir um patamar elevado. A excelência é a capacidade de fazer o melhor possível com as ferramentas que dispomos. Quanto melhor forem os utensílios melhor serão os resultados.

Em suma, se o setor empresarial beber um pouco da realidade do universo desportivo, acredito que poderá atingir mais facilmente o sucesso.

Bons treinos!