15 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

O Oub’lá fez anos e como sempre a festa foi rija

Pedro Conde
Opinião \ terça-feira, março 26, 2024
© Direitos reservados
Em pleno coração de Guimarães, podemos encontrar uma programação mensal de dj sets, concertos, exposições e muito mais. Além disso, todos os anos celebra o seu aniversário com uma enorme festa.

Para quem não conhece, este é um dos espaços míticos da Praça de Santiago, em Guimarães, que nasceu em 2018 e na sua curta existência criou uma legião de fãs e aficionados. É um espaço alternativo que transborda cultura e trouxe a Guimarães mais um ponto de referência a nível nacional no circuito dos espaços de concerto, e de música. Em pleno coração de Guimarães, podemos encontrar uma programação mensal de dj sets, concertos, exposições e muito mais. Além disso, e do que já podemos considerar como uma tradição, todos os anos celebra o seu aniversário com uma enorme festa, e este ano não foi exceção. Como sempre eu, e mais umas centenas usamos este evento para dar os parabéns ao Oub’lá pelo seu fantástico percurso, mas acima de tudo pelo trabalho incansável de quem o mantém de pé, o seu criador, o meu grande amigo Jorge. O Jorge é um jovem empreendedor que conheci ainda no tempo do N101, e desde logo a empatia foi automática, acima de tudo e pela paixão em comum que temos pela música. Este espaço é o espelho deste senhor, que todos os dias rema contra a maré, conseguiu manter este projeto vivo durante um interminável Covid e nem nesses tempos mais difíceis perdeu o sorriso e a boa disposição. Por isso parabéns Jorge (e também ao Diogo que desde o início tem um enorme papel na programação deste espaço), e muitos mais anos de vida a este teu Oub’lá!!

Mas voltando à festa deste ano, para o aniversário de 2024 o espaço escolhido foi o CAAA (que cada vez mais se afirma também como uma sala de espetáculos independente importantíssima em Guimarães), e abrir tivemos um fantástico concerto dos 800 Gondomar, que, tal como sempre que os vi ao vivo, entraram fortes e saíram a partir tudo, no sentido literal, porque se bem me lembro ainda vi uma guitarra a voar! Aproveitaram para apresentar o seu novíssimo single retirado do seu novo disco que está prestes a sair (4 de março), “São Gunão”. Logo de seguida uma viagem pela eletrónica no dj set de Alex Moon, para terminarmos no segundo Dj Set da noite, a dupla Bota Fogo, que literalmente incendiou a pista até ao final da noite!! Mais uma vez uma festa épica!!

Por falar em festas épicas apontem também na agenda próximo dia 9 de Março temos no S. Mamede mais um aniversário do El Rock, um dos principais eventos de rock do ano de Guimarães.

Por último, e puxando agora a brasa à minha sardinha, uma nota para o anúncio do concerto dos britânicos The Subways no Rock no Rio Febras 2024, primeira aparição ao vivo da banda em Portugal, em concerto exclusivo da tour do seu novo disco. Mal posso esperar por ouvir a “Rock’N Roll Queen” em Briteiros, parece um sonho, mas não é!!! Apontem a data de 27 de Julho, porque mais uma vez este pequeno festival vai fazer história!!

Relativamente a novidades fiquem atentos ao lançamento do novo single dos Mustang, que está previsto para próximo dia 8 de Março. Este novo single promete ser o primeiro de uma nova fase da banda que irá brevemente voltar aos palcos. Os Mustang apresentam-se agora em formato trio (José Freitas baixo e vox, Filipe Machado na Guitarra e Adriano Silva na Bateria9, e este é um single já aguardado de um dos projetos mais interessantes do panorama taipense e vimaranense, por isso marquem na agenda porque de certeza vem aí grande malha.