Julho é rock
Pois é meus amigos, tal como prevíamos, o nosso movimento rock continua a crescer e prova disto, é a agenda recheadíssima que teremos no próximo mês, onde vamos conseguir ver dezenas de concertos de rock, sem termos de nos deslocar mais que 2-3km.
Tudo arranca já no fim de semana das Festas da Vila com o São Pedro não Dorme. Unsafe Space Garden e os Travo são os dois concertos agendados para dia 28 de junho, seguidos de Dj set do meu amigo Filipe O. e acompanhado por um belo moço taipense, que por acaso, também vos escreve este artigo. No sábado, a festa continua com o registo mais clubbing de Dj Zé Gusto, Dj Mike e Dj Tiago TT. O local é o do costume, o lindíssimo palco das Piscinas das Taipas, um dos locais míticos da música taipense, que atravessou gerações e que se mantém vivo (apesar de precisar de umas obrinhas, nota para os senhores que mandam), um local mágico para ver concertos.
No fim de semana seguinte, sexta-feira, 5 de Julho, arrancamos com mais um concerto duplo, desta vez nos Banhos Velhos, outro daqueles locais especiais da nossa terra. Desta vez, teremos os enormes Zen e os Máquina, numa noite dedicada a relembrar o legado do saudoso Bar N101. No sábado, dia 6 de julho, é a vez de nos deslocar ao Rock in Barco e, aqui teremos oportunidade de numa noite só, ver oito concertos em dois palcos non-stop. Who´s Laughing Now Don Giovanni, o regresso dos Noise at Valve, os Growing Circles, Segundo Minuto, Gaspea (notem, até aqui, tudo prata da casa taipense), depois os Mismatch, os bracarenses The Mighty Mister Shame e, a fechar, os Needle, seguidos do dj set do nosso amigo Black Stripes. Neste fim de semana, sei que ainda teremos música ao vivo, na sexta-feira, dia 5, no renovado Bar do Parque das Taipas (espaço junto aos campos de Ténis no parque das Taipas que tem mantido agenda regular de música ao vivo), para celebração do seu primeiro ano de existência.
No fim de semana seguinte (dia 13 de julho, sábado), e continuando no tema dos aniversários, teremos o segundo aniversário do O’Cunha. O local volta a ser os Banhos Velhos e a tónica, o rock, com os Gator the Aligator e os Overdoses, com djs sets do meu grande amigo Jorge do Oub’lá e do Tio Nando, também conhecido com Dj NSC ou, mais recentemente, como o grande Festeiro de Santa Eufémia de Prazins, este senhor não brinca em serviço, portanto, preparem-se. p
No terceiro fim de semana de julho, os concertos voltam ao parque das Taipas, mas desta vez no Alameda, com os Segundo Minuto. No seguimento do que nos tem acostumado nos últimos verões, este espaço tem mantido uma programação também regular de música ao vivo nas noites quentes de Verão, e só neste mês de julho, terá concertos no dia 10, com os Boulevard; no dia 17, com os Guimafloyd e no dia 31, com os Black Stallions.
Para finalizar, com chave de our este fantástico mês de julho, dia 27 de Julho, temos o tão aguardado Rock no Rio Febras. Ora bem, claro que sou suspeito a falar deste evento, mas a realidade é que esgotar um recinto de 10 mil pessoas, a mais de um mês do evento, é um marco histórico para um evento de rock na nossa região. Para além das febras e das bifanas temos no menu desse dia os Mustang, Sala 7, Zebra Libra, o regresso aguardado dos Imploding Stars, o rei do rock nacional Paulo Furtado na versão The Legendary Tigerman e a estreia nacional dos britânicos The Subways, tudo com uns djs sets pelo meio, tipo corta sabores, dos Les Dirty Two, a dupla do Batô Guilherme Estevão e Jorge Vieira e eu, que meto umas músicas sozinho e não tenho medo!
E é assim, e meus amigos, contra factos não há argumentos e esta agenda é um facto, e é uma agenda orgânica e informal de uma comunidade. Cresci, a ouvir dizer que as Caldas das Taipas era uma Vila conhecida pelas suas Termas, ou por ser a Capital das cutelarias, e muito bem, mas nos últimos tempos há mais uma marca, cada vez mais associada à nossa terra e à nossa região, e escrevo isto com um enorme sorriso, essa marca é o Rock. Por isso, continuamos a nossa luta e, quem sabe, para o ano, esta agenda seja finalmente assumida, como agenda de Verão da Capital do Rock. Fica o desafio!
[ndr] artigo originalmente publicado na edição de julho do Jornal Reflexo.