E o Oub'lá fechou
E o Oub´lá fechou. Pois é meus amigos, a notícia já tinha sido publicitada há algum tempo, mas ainda agora não parece verdade, mais um dos bons que vai encerrar portas. Durante os últimos quase 7 anos este foi na minha opinião o maior motor da dinâmica cultural alternativa de uma cidade em geral e de uma das praças mais bonitas de Guimarães, a praça de S. Tiago em particular. Foram centenas de festas, concertos, dj sets, exposições, debates, quiz nights e até uma Confraria para organizar a grandiosa Festa do Pessegueiro ali pelas alturas do Natal. Tudo aconteceu pelas mãos do Sr. Jorge Lopes dono deste espaço e de um coração do tamanho do mundo, com o apoio não menos importante do Sr. Diogo Coelho na programação sob os alicerces de uma fantástica equipa que rodearam e abraçaram este espaço e o tornaram na sua casa.
Como não poderia deixar de ser a despedida foi triste, mas uma festa de arromba! Uma praça de S. Tiago repleta de pessoas que vieram prestar homenagem ao fantástico Oub’lá. No último dia a despedida foi feita com um concerto ao vivo de Paraguaii, que foi como a cereja no topo do bolo desta grande noite. Ainda não tinha tido oportunidade de ver ao vivo com o novo disco, mas confesso que adorei ouvir novamente guitarras baixos e baterias musculadas neste trio, um enorme concerto!!
No momento triste do último encerrar de portas uma salva de palmas ecoou por toda a Praça como forma de agradecimento das largas centenas de amigos do Oub’lá que se juntaram para esta despedida. A festa continuou no CAAA, com o Dj set de Groove Armanda, e a verdade é que o espaço se tornou pequeno, nada que afastasse esta malta rija do rock que alargou a festa pela rua fora do CAAA.
Mas nem tudo são más notícias meus caros, por isso podem começar a limpar as lágrimas. O espaço físico encerrou, mas a alma e a força do projeto continuam, por isso o próximo reencontro já está agendado, com o título sugestivo no cartaz “Oub’lá EM SÍTIOS #1”. Será nas salas de Ensaio do Teatro Jordão e o menu de degustação auditiva já está confirmado o concerto dos VAIAPRAIA e dj set de MICHE, por isso marquem na agenda.
[Conteúdo publicado originalmente na edição de Março 2025 do jornal Reflexo]