20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Desenvolvimento desportivo no desporto escolar

Lionel Ferreira
Opinião \ sexta-feira, março 31, 2023
© Direitos reservados
O desporto escolar é o ponto-base para o desenvolvimento desportivo. Para construirmos uma sociedade de futuro a aposta deve ser feita no local onde se encontra o público-alvo, a escola.

O primeiro ponto passa por definir os objetivos - aumentar o número de praticantes (diminuir o sedentarismo), ter acesso às várias modalidades, adquirir valores e competências sociais e por fim incrementar os resultados desportivos.

O valor humano é um ponto essencial para o progresso desportivo. As competências técnicas e sociais dos intervenientes desportivos são indispensáveis - o conhecimento da modalidade, a sensibilidade para trabalhar com crianças e jovens e o enquadramento com os objetivos delineados.

Para a escolha das modalidades seria de considerar a localização das escolas, o meio circundante, as estruturas existentes e a herança cultural local.

As estruturas desportivas deveriam ser polivalentes para rentabilizar os custos, os espaços e materiais.

Quanto ao enquadramento competitivo, os encontros desportivos organizar-se-iam entre os alunos do agrupamento escolar e progrediriam para encontros ao nível do concelhio, distritais e nacionais. As competições seriam quinzenais ou mensais e de preferência dentro do horário escolar.

O acesso ao desporto em ambiente escolar facilitaria a ocupação dos tempos livres e daria oportunidade aos praticantes de desfrutar do fim de semana para outras atividades.

No próximo artigo vou abordar o emagrecimento.

Bons treinos!