21 novembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

CC Taipas, uma imagem de Caldas das Taipas

Alfredo Oliveira
Opinião \ quinta-feira, novembro 02, 2023
© Direitos reservados
Podemos fazer um certo paralelismo entre o CC Taipas e a vila de Caldas das Taipas. A sua origem mostra o dinamismo e o pioneirismo das gentes desta terra.

O Clube Caçadores das Taipas completa, no dia 23 de novembro, 100 anos de existência. Trata-se da data considerada como o momento da fundação do Clube. A 23 de dezembro, é escolhido o emblema, tendo como símbolo um javali e as iniciais CC Taipas, mantendo-se até aos dias atuais praticamente inalterado.

Trata-se da segunda associação mais antiga da vila, a seguir à Banda Musical das Taipas, que completou recentemente 189 anos.

Como podemos ler no destaque desta edição, o clube teve a sua génese na prática da caça desportiva. Por isso, o rótulo de “Caçadores” identifica o clube e o javali surge como algo que representa a força e a determinação. São traços de uma época que foram perdurando e que têm sido a marca identitária do clube ao longo destes 100 anos.

O CC Taipas cumpre o seu centenário com a equipa principal a disputar a Divisão de Honra da AF Braga, o setor intermediário do futebol distrital, algo que não ilustra o seu historial. Há 25 anos, relembre-se, o clube ascendia à II Divisão B, patamar nunca mais alcançado até ao momento.

Podemos fazer um certo paralelismo entre o CC Taipas e a vila de Caldas das Taipas. A sua origem mostra o dinamismo e o pioneirismo das gentes desta terra.

Ambos já viveram melhores dias e alguns períodos de uma certa glória. Ambos necessitam, nos tempos atuais, de uma união da sua população e do seu empreendedorismo para se recuperar o tempo perdido. Ambos têm novas gerações a comandar os seus destinos. Ambos têm projetos ou obras no terreno que lhes podem permitir dar um salto qualitativo.

Nas comemorações do centenário do terceiro clube de futebol mais antigo do distrito de Braga (atrás do Braga e do Vitória) o que mais se ouve é o apelo à união e à recuperação da “mística” do clube, que não é mais do que a recuperação de um estatuto perdido.

O atual presidente do clube, Bruno Ferreira, afirma: “Temos de estar todos unidos em prol do Taipas”. Trata-se de uma frase que também se pode aplicar à vila, quanto ao seu posicionamento futuro.

Neste momento de festa pelo cumprimento do seu primeiro centenário, é a altura de recordar todos os que passaram pelo clube, quer sejam jogadores, dirigentes, adeptos e demais colaboradores.

A 04 de novembro, o clube vai promover uma gala de reconhecimento para com essas pessoas. Um clube também é feito de memórias.

Os nossos parabéns ao CC Taipas.

 

* Nota do diretorO Clube Caçadores das Taipas é a terceira mais antiga associação da vila de Caldas das Taipas em funções, a seguir à Banda Musical, com 189 anos, e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, com 136 anos.