20 junho 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Aproveite o sol com segurança!

Elisabete Alves
Opinião \ sexta-feira, junho 07, 2024
© Direitos reservados
O sol é uma poderosa fonte de energia, indispensável à vida na Terra. Com a chegada do Sol, a caminho do Verão, proteja sempre a sua pele usando o protetor com o FPS mais adequado ao seu tipo de pele.

O sol é uma poderosa fonte de energia, indispensável à vida na Terra. A exposição moderada e prolongada à luz solar é benéfica e estimulante para o nosso organismo, criando uma sensação de bem-estar associada a um efeito antidepressivo; além disso induz uma resposta adaptativa com aumento da espessura da camada córnea e estimulação da síntese do pigmento natural da pele, a melanina, com efeito foto protetor. Já a exposição brusca e intempestiva ao sol não dá tempo a que estes mecanismos entrem em ação, originando habitualmente a queimadura solar ou escaldão. A exposição intensa ou prolongada à luz solar induz o envelhecimento prematuro da pele, sendo uma das principais responsáveis pelo aumento da incidência do cancro da pele.

O Sol emite dois tipos de raios ultravioletas: 95% destes são raios A (UVA), os principais responsáveis pelo envelhecimento; os 5% restantes são raios B (UVB), que queimam a pele. Há protetores solares que reduzem os efeitos das radiações UVA e UVB, enquanto outros têm apenas ação anti-UVB; os melhores bloqueiam tanto os raios UVB como os UVA, por isso é importante saber que tipo de protetor usar.

Os protetores solares caracterizam-se, basicamente, pelo seu Fator de Proteção Solar (FPS) que é a medida da eficiência do mesmo, que indica o nível de proteção que um dado produto oferece contra os raios ultravioletas. Assim, quanto maior for o FPS, maior será a proteção oferecida pelo protetor solar contra os raios ultravioletas.

O índice de proteção representa a relação direta entre o tempo que a pessoa pode ficar ao Sol e a percentagem bloqueada de raios solares. Por exemplo, o fator 8 protege cerca de 87,5% dos raios solares; o fator 15 cerca de 93,3%; o fator 20, 95%; o fator 25, 96%; o fator 30, 96,6%; o fator 40, 97,5% e o fator 50, 98%. Nenhum protetor oferece 100% de proteção! O aumento do FPS provoca um ligeiro aumento do bloqueio dos raios, aumentando o tempo em que o protetor solar continuará a absorver os raios UVB, no entanto esta proteção vai depender sempre do tipo de pele de cada um.

Sendo assim a escolha do protetor ideal depende da tolerância aos raios solares e da cor da pele. O Quadro mostra os diferentes tipos de pele e o FPS mais recomendado:

Estas indicações servem para o dia a dia, porque quando falamos em exposição solar no contexto de praia, piscina u outras atividades recreativas, devemos sempre optar por FPS maiores.

Outros cuidados básicos, muitas vezes esquecidos na utilização destes produtos, para proporcionar uma proteção maior:

  • Estar atento à validade do mesmo e não usar protetores abertos nas férias do ano anterior.
  • Aplicar sobre a pele seca, 30 minutos antes da exposição solar, reaplicando-o de 2-2h, no mínimo, ou após contacto com a água.
  • Nos dias nublados, cerca de 80% dos raios ultravioletas que provocam queimaduras atravessarem as nuvens, logo é necessário redobrar os cuidados.

Com a chegada do Sol, a caminho do Verão, proteja sempre a sua pele usando o protetor com o FPS mais adequado ao seu tipo de pele.