A vila do desporto
O exercício físico tem sido uma escolha cada vez mais abundante na procura de um estilo de vida saudável e equilibrado. A prática de atividades ao ar livre e o contacto com a natureza tem vindo a ter um papel cada vez mais proeminente na sociedade.
Atualmente, na nossa localidade, dispomos de um percurso pedestre na margem do rio Ave de considerável extensão, onde é possível realizar um percurso com cerca de 10km com paisagens encantadoras, com passagens por levadas, praias fluviais e caminhos cobertos por árvores.
A Vila das Taipas não se fica apenas pela prática de atividade física informal. As coletividades locais fomentam uma panóplia de modalidades organizadas, como: a patinagem artística, o voleibol, o hóquei em patins, o futebol, o ténis, o ténis de mesa, o Judo, o atletismo, rope skipping e mais recentemente a canoagem.
A nossa vila tem potencial para alcançar um patamar desportivo superior e a realização de eventos desportivos de relevância regional e até nacional poderá ser o caminho para atingir esse objetivo. Há cerca de um ano a secundária das Taipas acolheu uma etapa do campeonato nacional de rope skipping e recebeu centenas de atletas de todo o país. A equipa de veteranos do C.A.R.T. recebeu e derrotou em casa a equipa do S.L.Benfica e acabou por vencer a taça de Portugal. Este ano, realiza-se a 17º corrida das Taipas que trará certamente uma quantidade enorme de participantes. Precisamos de eventos periódicos, de mobilizar gente e aproveitar todas as condições naturais e todas as infraestruturas para promover valor e atingir um patamar de eleição.
Atendendo que a vila das Taipas apresenta excelentes condições para a prática desportiva seria interessante criar um calendário de eventos anuais. As modalidades de interior poderiam ser realizadas durante todo o ano e algumas atividades poderiam ser apenas sazonais. Destaco algumas ideias para a criação de eventos sazonais como: o volei e futebol de praia, o triatlo na modalidade de sprint e a corrida de obstáculo.
Estou certo de que as Taipas tornar-se-á a vila do desporto.
Afinal somos a terra onde a lua fala.
[ndr] artigo originalmente publicado na edição de junho do Jornal Reflexo.