20 abril 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

100 anos do derrube do antigo Quartel dos Bombeiros de Caldas das Taipas

Carlos Marques
Opinião \ segunda-feira, março 03, 2025
© Direitos reservados
Muito aconteceu nas Caldas das Taipas há 100 anos atrás, no ano de 1925, já no declínio da Iª República, com muita actividade agrícola, industrial e comercial.

Muito aconteceu nas Caldas das Taipas há 100 anos atrás, no ano de 1925, já no declínio da Iª República, com muita actividade agrícola, industrial, de serviços e comercial com diversos estabelecimentos, donde se destacava a movimento hoteleiro a par do termal.

 Mas, decidi destacar parte associativa, quando o Clube Caçadores das Taipas abriu mão dos campos de tiro do Campo do Montinho para nele, pela 1ªvez se poder também jogar Futebol no Campeonato Regional de Braga, o campo onde ainda hoje o nosso clube joga.

Mas, escolhi falar do que desenvolveu no mesmo plano a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, quando nesse ano de 1925:

No dia 4 de Janeiro é eleita para a direcção como Presidente, Dr. José Joaquim Machado Guimarães Júnior, para Secretario, Francisco Pereira Silvério e para Tesoureiro, João Batista Sampaio.

No dia 2 de Março a direcção reunida na Pensão Vilas, decide por unanimidade abrir uma subscrição pública junto da sua população para edificação ou compra duma Casa para a Associação.

Quartel dos bombeiros no Largo António Gonçalves

 

 

No dia 27 de Março a direcção pede um subsídio à Câmara de Guimarães para apoio da aquisição do seu novo Quartel, mas a Câmara Municipal de Guimarães não satisfaz a pretensão dos Bombeiros de Caldas das Taipas.

No dia 28 de Março a direcção adquire a Casa na entrada do Largo António Gonçalves para sede da Associação e Quartel do Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, onde funciona até que, volvidos exactamente 60 anos.

No dia 23 de Junho de 1985 a direcção presidida por Manuel Sousa Marques, com seu Vice-Presidente, Manuel Alves, Secretários, João Afonso Neves da Costa e José Rodrigues Fernandes e Tesoureiro, Jo

ão Alves Duarte, inaugura a nova Sede e o novo Quartel.

No mês de Maio de 1992 a direcção presidida por Carlos Manuel Remísio Dias de Castro, com seu Vice-Presidente, José Salgado Leite, Secretários, Virgílio Mendes e Manuel Alberto Salgado de Castro e

 Tesoureiro Fernando Manuel Salgado de Castro. terem num pro

cesso envolto em polémica derrubado a sede comprada pelo povo das Taipas 67 anos antes, e nela ter-se edificado um posto de combustíveis numa das entradas da vila.

 

Derrube do Quartel dos Bombeiros @Fotografia de Carlos Marques

 

[Conteúdo publicado originalmente na edição de Março 2025 do jornal Reflexo]