28 novembro 2022 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Secundária das Taipas é uma das quatro do distrito no Parlamento dos Jovens

Redação
Educacao \ quarta-feira, abril 06, 2022
© Direitos reservados
O aluno da escola taipense João Pedro Martinho foi eleito porta-voz do círculo eleitoral de Braga

A Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT) vai ser um dos quatro estabelecimentos de ensino secundário do distrito de Braga a participar na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, a ter lugar na Assembleia da República. O aluno da escola taipense João Pedro Martinho foi eleito porta-voz do círculo eleitoral.

O apuramento dos estabelecimentos de ensino – bem como dos alunos e do porta-voz – juntou 29 escolas do distrito num exercício de cidadania que elegeu os alunos taipenses João Pedro Martinho, Diogo Maia (efetivos) e Francisco Matos (suplente), que se vão fazer acompanhar de estudantes da Secundária Santos Simões (Guimarães), Camilo Castelo Branco (Famalicão) e Externato Infante D. Henrique (Braga).

Já não é a primeira vez que um aluno da ESCT é eleito porta-voz e a participação da escola no Parlamento dos Jovens é recorrente. No ano passado, a sessão realizou-se por videoconferência. Agora, a sessão volta à Assembleia da República. A Sessão Nacional decorre em dois dias: 09 e 10 de maio, para a sessão do ensino básico, e 30 e 31 de maio, para a sessão do ensino secundário. No primeiro dia decorrem as reuniões das Comissões. No segundo dia realiza-se a Sessão Plenária (ou Plenário).

É nesta grande Sessão, com cerca de 120 deputados, que é aprovada a Recomendação do Parlamento dos Jovens a nível nacional. É esse texto – e apenas esse – que é entregue ao Presidente da Assembleia da República. 

Notícia atualizada às 18h20 com as datas corretas da realização da sessão nacional.