29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Alterações climáticas em discussão na edição do Parlamento dos Jovens

Redação
Sociedade \ quarta-feira, fevereiro 27, 2019
© Direitos reservados
Encontram-se a decorrer, até 19 de março, as Sessões Distritais/Regionais do Programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Esta 24.ª edição do Programa conta com o maior número de participantes de sempre: o desafio foi aceite por 986 escolas de todo o país, bem como dos círculos da Europa e de Fora da Europa, do 5.º ao 12.º ano de escolaridade.

Alterações climáticas foi o tema lançado pela Assembleia da República no início do ano letivo, sob proposta dos jovens. Entre diversas atividades que envolveram inúmeras comunidades educativas, foram dinamizados 447 debates com Deputados da Assembleia da República.

Por estes dias têm-se realizado as Sessões Distritais/Regionais de Coimbra, Guarda, Lisboa, Portalegre, Madeira e Braga, contando com a presença de um deputado da Assembleia da República. Estas Sessões proporcionam aos jovens eleitos nas escolas a vivência de uma sessão parlamentar, com uma metodologia de debate semelhante à da Assembleia da República.

Decorrida a 1.ª fase do programa, que culminou com as sessões nas escolas, os jovens deputados vão agora, a nível distrital e regional, debater e aprovar o projeto de recomendação de cada círculo e eleger os jovens deputados às Sessões Nacionais,

Estas sessões decorrerão na Assembleia da República nos dias 6 e 7 de maio, para o Ensino Básico, e 20 e 21 do mesmo mês, para o Ensino Secundário.

Mais de 177.000 alunos estiveram envolvidos em processos eleitorais, debates e sessões plenárias nas escolas, tendo sido eleitos cerca de 3000 jovens deputados para as Sessões Distritais/Regionais.