23 maio 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Aluno da ESCT eleito porta-voz do círculo de Braga no Parlamento dos Jovens

Redação
Educacao \ quarta-feira, março 13, 2024
© Direitos reservados
O estudante Alexandre Ferreira vai representar o círculo depois da presença na sessão distrital, esta terça-feira, a par de outras duas alunas da Secundária das Taipas: Joana Cunha e Catarina Pereira.

A Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT) vai estar representada na sessão nacional do Parlamento dos Jovens para o Ensino Secundário, cabendo a um dos seus estudantes o papel de porta-voz do círculo de Braga.

Alexandre Sousa Ferreira, da turma 12.º LH2, vai desempenhar essa função depois da “competência argumentativa” que lhe foi reconhecida ao defender três medidas aprovadas na sessão distrital, realizada na terça-feira: reestruturar a disciplina de Atividade Orientadora de Ensino/Cidadania, a implementação de estágios nos cursos científico-humanísticos e a promoção da interculturalidade entre alunos.

A partir do tema “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”, alunos de 39 escolas secundárias do distrito de Braga discutiram e alteraram várias medidas aprovadas para serem submetidas à sessão nacional. Além de Alexandre Sousa Ferreira, a ESCT esteve ainda representada por Joana Mendes Cunha, da turma 12.º CT3, e por Catarina Piairo Pereira, da turma 12.º CT2. Ambas as estudantes estão também na sessão nacional a representar o círculo de Braga. “Mostraram o seu poder argumentativo e o seu espírito crítico, tendo passado à sessão nacional em representação das escolas do distrito de Braga. Os nossos alunos mostraram o trabalho das competências argumentativas e da participação cívica desenvolvido na nossa escola”, refere a nota enviada pela escola ao Reflexo.

Aprovado por uma portaria de 02 de junho de 2006, o Parlamento dos Jovens realiza-se anualmente, para o Ensino Básico e para o Ensino Secundário. No caso do Secundário, a sessão nacional constitui a terceira fase e realiza-se em 27 e 28 de maio. A primeira fase decorreu nas escolas, entre 04 de dezembro e 31 de janeiro, e a segunda, nos distritos e nas regiões autónomas, entre 26 de fevereiro e 19 de março.