26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Covid-19: forças de segurança já fizeram 225 detenções por desobediência durante o Estado de Emergência

Redação
Sociedade \ segunda-feira, abril 13, 2020
© Direitos reservados
Entre o dia 3 de abril e o dia de ontem, dia de Páscoa, as forças de segurança nacionais fizeram 117 detenções pelo crime de desobediência associado ao Estado de Emergência em que o país se encontra em virtude da pandemia Covid-19.

Em comunicado o Ministério da Administração Interna especifica que estas detenções tiveram os seguintes motivos: 28 por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 55 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, 4 por desobediência de interdição de circulação fora do concelho no período da Páscoa, 11 por desobediência ao encerramento de estabelecimentos, 6 por resistência e 13 por violação da cerca sanitária de Ovar.

No mesmo período quer a Guarda Nacional Republicana (GNR) quer a Polícia de Segurança Pública (PSP) encerraram 311 estabelecimentos devido ao incumprimento das normas estabelecidas precisamente pelo Estado de Emergência.

Somando estes números aos dos primeiros quinze dias do Estado de Emergência verifica-se que o total de detidos cifra-se nos 225 indivíduos, e ainda mais de 2mil estabelecimentos encerrados, em concreto 2019 estabelecimentos fechados pelas forças da autoridade.