29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Comércio pode abrir a partir das 8horas este fim-de-semana em Guimarães

Redação
Sociedade \ sexta-feira, novembro 13, 2020
© Direitos reservados
Os estabelecimentos de comércio do concelho de Guimarães podem estar abertos a partir das 8horas nos dois próximos fins-de-semana (14/15 e 21/22 de novembro).

Esta medida foi tomada pelo município após uma reunião entre Domingos Bragança e a Associação de Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG) e a Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH).

“A medida de abrir o comércio mais cedo, além de evitar a aglomeração de pessoas, vai possibilitar aos vimaranenses um horário mais alargado para fazerem tranquilamente as suas compras, dentro das limitações que são determinadas por um Estado de Emergência. Estamos a viver um tempo muito difícil e precisamos de todos para lutar contra esta pandemia”, refere o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

De resto, tal como ficou decidido em resolução de ministros, todos os estabelecimentos comerciais, incluindo grandes superfícies, e de restauração têm de encerrar às 13horas como medida de mitigação da propagação da pandemia.

António Costa referiu esta quinta-feira que a situação pandémica “é grave” pelo que o governo por si presidido está a tentar “gerir o equilíbrio entre a necessidade de controlar a pandemia e a de perturbar o mínimo possível a vida das pessoas”.

Recorde-se que esta sexta-feira os empresários da restauração e comerciantes das Taipas prometem manifestar-se contra a obrigatoriedade de fecho dos seus estabelecimentos às 13horas nos próximos fins-de-semana.