19 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Teletrabalho obrigatório, creches e discotecas fecham a partir de dia 25

Pedro C. Esteves
Sociedade \ terça-feira, dezembro 21, 2021
© Direitos reservados
Semana de contenção a partir de dia 25: o teletrabalho passa a ser obrigatório, encerram creches, ATL e bares e discotecas. Ajuntamentos na via pública limitados a 10 pessoas na noite de 31.

O Governo decidiu antecipar a semana de contenção de contactos que estava marcada para depois do Ano Novo. Este período começará a partir das 00h00 do dia 25 de Dezembro, anunciou o primeiro-ministro esta terça-feira. O número de testes gratuitos por pessoa passa de quatro para seis.

A partir de 25 de dezembro, o teletrabalho passa a ser obrigatório, encerram creches e ATL -- com apoio à família --  e discotecas e bares -- com apoios às empresas. Passa também a entrar em vigor a obrigatoriedade de apresentação de teste negativo para entrar em estabelecimentos turísticos, casamentos e batizados e eventos empresariais.

Para aceder a espaços culturais e recintos desportivos também será obrigatório o teste negativo. As medidas estendem-se até dia 10 de janeiro.

O Governo também anunciou novas medidas para dia 31, mais propriamente a noite de passagem de ano: aceder a casinos e festas só com teste negativo e estão proibidos ajuntamentos na via pública de mais de 10 pessoas e o consumo. 

António Costa deu ainda recomendações para o dia de Natal, como arejar a casa sempre que possível. "Não podemos ter a ideia que a mesa de consoada só há afetos e não há vírus. Este ainda não é o novo Natal normal das nossas vidas", disse.