29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Começou a operação Censos 2021

Carolina Pereira
Sociedade \ terça-feira, abril 06, 2021
© Direitos reservados
Pela primeira vez, a prioridade está nas respostas dadas via Internet.

Passada uma década, em 2021 realiza-se mais uma operação de Censos que, devido ao contexto pandémico, estão marcados pela prioridade que vão dar à resposta via Internet. Com o objetivo de revelar o parque habitacional, a realidade demográfica, social e económica do país, as respostas arrancam a 19 de abril e cada pessoa deve responder até 3 de maio.

Nesta segunda-feira, recenseadores de cada freguesia já deram início à distribuição das cartas com os respetivos códigos de acesso necessários à resposta, nas caixas de correio, em todos os alojamentos do território nacional.

Na Vila de Caldelas estão cinco recenseadores distribuídos. José Fonseca, Coordenador dos Censos dessa área, afirma que a impressão é de que “as pessoas estão informadas”.

Todo o cidadão beneficia desta recolha dos dados estatísticos. Informações imprescindíveis para a tomada de decisões de investimento pelos sectores público e privado, que ajudam a estudar o presente para planear melhor o futuro.

Para responder, basta aceder ao site, colocar o código e a password indicados na carta do INE, responder às questões e quando terminar selecionar “Entregar”. Ainda assim, para aqueles que não conseguirem responder pela Internet, existem outras alternativas como: telefone, e-balcão nas Juntas de freguesia, e autopreenchimento dos questionários em papel entregues pelos recenseadores.