Vacinação contra VSR em adultos
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é particularmente conhecido por ser um dos principais agentes causadores das bronquiolites em recém-nascidos, lactentes e crianças pequenas. No entanto, cada vez mais se reconhece o VSR como uma importante causa de doença e morbimortalidade em adultos, particularmente na presença de certas doenças crónicas e em idades mais avançadas.
Trata-se de um vírus que, à semelhança da gripe, se transmite por via respiratória (ex.: tosse, espirros, contacto próximo com alguém infetado). Pode variar desde uma infeção sem sintomas até infeções pulmonares graves, com necessidade de internamento, e até morte. Perante uma infeção por VSR, a imunidade adquirida é de curta duração, o que faz com que re-infeções sejam comuns.
Atualmente, existe vacinação disponível para a prevenção da doença provocada por este vírus, o que se torna particularmente importante perante a inexistência de um tratamento específico para este agente. Em Portugal, especialistas de várias sociedades médicas e científicas uniram-se para dizer, de forma clara, que é muito importante que certos grupos de pessoas adultas se vacinem contra o VSR:
- Todos os adultos com idade igual ou superior a 60 anos.
- Todos os adultos com idade igual ou superior a 50 anos com fatores de risco: doença pulmonar obstrutiva crónica, asma, insuficiência cardíaca, diabetes, doença renal ou do fígado crónicas, sistema imune comprometido, demência ou residentes em lares.
Apesar de a vacina poder ser tomada em qualquer data, deve dar-se preferência aos meses entre setembro e novembro, podendo ser administrada concomitantemente com a da gripe. Em Portugal, a época do VSR inicia-se tipicamente em dezembro, com uma duração média de 10 a 11 semanas; pode, no entanto, estender-se entre outubro/novembro e abril/maio.
À data atual, existem duas vacinas disponíveis no mercado, extra-plano, sem comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde. Ambas as vacinas mostraram alta eficácia contra a hospitalização por VSR, idas à urgência e doença severa em adultos com idade igual ou superior a 60 anos. São vacinas habitualmente bem toleradas, com a dor no local de injeção e o cansaço a serem os efeitos adversos mais reportados.
Apesar da desinformação muitas vezes veiculada na atualidade, a vacinação continua a ser a medida de saúde pública mais eficaz no mundo e salva vidas. Assim, se tem mais de 60 anos ou tem doença crónica, não deixe este tema para depois: procure informar-se junto da sua equipa de saúde familiar.
Bibliografia:
Tiago Alfaro et al (2025) Respiratory syncytial virus vaccination in older adults and patients with chronic disorders: A position paper from the Portuguese Society of Pulmonology, the Portuguese Association of General and Family Medicine, the Portuguese Society of Cardiology, the Portuguese Society of Infectious Diseases and Clinical Microbiology, the Portuguese Society of Endocrinology, Diabetes and Metabolism, and the Portuguese Society of Internal Medicine.