Na ajuda ao próximo
O padre Rubens Marques é o nosso entrevistado desta edição.
Com uma forte ligação às Taipas, terra onde os seus pais assentaram arraiais em 1964, teve uma juventude que deixou marcas nos movimentos associativos e da paróquia local, integrando, entre outros, o Grupo Coral de Jovens, Grupo dos Convivas Fraternos e ajudado a fundar os escuteiros taipenses, em 1979.
Ordenado sacerdote há 38 anos, integra a Diocese do Porto onde exerce funções na paróquia da Nossa Senhora da Conceição, no coração da cidade do Porto, há 25 anos. Foi aí que fez nascer o projeto Porta Solidária, de apoio aos mais necessitados, com a distribuição diária de mais de 400 refeições e para o qual conta com o apoio de 30 a 40 voluntários por dia.
Pelo trabalho que tem realizado na área social e na ajuda ao próximo, foi distinguido com a Medalha de Mérito pela Câmara Municipal do Porto, em 2024.
Dados revelados pelo PORDATA, colocam a taxa de risco de pobreza ou exclusão social em Portugal, em 2024, nos 19,7%, um valor que coloca o país em 14º lugar no ranking da União Europeia. Este número corresponde a dois milhões de pessoas. Um valor ligeiramente abaixo do de 2023 (20,1%) e que