08 fevereiro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Ensino Profissional a crescer na Escola Secundária de Caldas das Taipas

Manuel António Silva
Opinião \ quinta-feira, fevereiro 06, 2025
© Direitos reservados
Esta máquina não é acessível à esmagadora maioria das empresas pelo que, a escola espera poder vir a rentabilizar o equipamento através de parcerias com instituições e de requisições pontuais.

Fruto de um investimento de 1,7 milhões de euros, oriundo do Plano de Recuperação e Resiliência, a Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT) conseguiu equipar-se para atrair mais alunos para o Ensino Profissional e, ao mesmo tempo, o interesse das empresas locais para uso das tecnologias instaladas.

O Centro Tecnológico Especializado (CTE) da ESCT está em pleno funcionamento, para já, com as valências de automação e eletrónica, aguardando a resolução dos últimos detalhes para avançar também com a área da informática no ano letivo 2025/2026.

Dos instrumentos que integram este CTE destaca-se, pela maior procura que tem tido por parte de cada vez mais empresas, a máquina de tomografia que dispõe de um sistema de raios X que serve para analisar erros na indústria e todas as falhas técnicas que podem ter os produtos em análise. Pelo investimento que representa (600 mil euros), esta máquina não é acessível à esmagadora maioria das empresas pelo que, a escola espera poder vir a rentabilizar o equipamento através de parcerias com instituições e de requisições pontuais pagas à hora.

 

A completar uma década de existência estão os Taibombar. Uma coletividade taipense que tem na percussão o ar que todos os seus elementos respiram. Constituído por pais, filhos e avós, os Taibombar, sob a orientação do músico e professor Pedro Oliveira, ensaiam, pelo menos, uma vez por semana, na Escola da Charneca e o seu percurso tem sido marcado pela animação de festas e romarias populares e, mais recentemente, na produção de espetáculos multidisciplinares de maior dimensão artística como foi o caso do último, Dar(se)Mente, Olaré, Cantaremos”, realizado a 18 de janeiro na Escola Secundária das Taipas. Uma segunda edição desta iniciativa está já a ser preparada para ser apresentada no verão, ao ar livre.

Aos Taibombar, os nossos parabéns pela passagem do seu 10º aniversário.