Eleições históricas
O dia 12 de Outubro ficará gravado na história do concelho de Guimarães pelo afastamento do Partido Socialista da governação da Câmara Municipal, após 36 anos ininterruptos na sua liderança. Deste momento, não haverá forma de dissociar os nomes de Ricardo Araújo, como o grande vencedor destas eleições autárquicas ao colocar na liderança dos destinos do município vimaranense a Coligação Juntos por Guimarães (PSD-CDS), assim como, em sentido inverso, o de Ricardo Costa, candidato derrotado, nestas eleições.
Nas Taipas, à semelhança da maioria das freguesias do concelho, foi o Partido Socialista, liderado por Augusto Mendes, o grande vencedor. Augusto Mendes sucederá no cargo de Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, a Luís Soares, em resultado dos 1883 votos recolhidos, contra os 1471 obtidos por Manuel Ribeiro da Coligação Juntos por Guimarães.
Com os órgãos autárquicos já instalados, a Assembleia de Freguesia de Caldelas voltará a ser conduzida por António Joaquim Oliveira e contará com sete membros eleitos pelo Partidos Socialista, cinco membros eleitos pela Coligação Juntos por Guimarães e, em estreia absoluta neste órgãos deliberativo, um membro eleito pelo partido Chega.