Da Banda Musical das Taipas à Juventude Operária Católica
José Baptista de Matos é um nome incontornável da Banda Musical de Caldas das Taipas. Com 93 anos, mantém ainda muitas memórias da sua juventude e dos nomes de muitos dos (na altura) jovens músicos taipenses que lhe passaram pelas mãos.
Recebeu-nos em sua casa, em Braga, para uma conversa animada e recheada de memórias.
Na Banda das Taipas, foi responsável pela implementação da primeira escola de música e por se ter empenhado na procura de novos instrumentos, numa altura em que as condições de ensaio eram muito precárias.
Nascido nas Taipas e oriundo de uma família onde a música sempre esteve presente, apesar de viver em Braga desde tenra idade, deslocava-se às Taipas 3 a 4 vezes por semana para passar os seus conhecimentos musicais a muitos jovens taipenses, alguns deles, ainda hoje, no ativo. Para além da Banda Musical das Taipas, Zeca Baptista, como também refere ser conhecido na vila das Taipas, integrou outros organismos da paróquia.
Miguel Sousa foi empossado presidente da Direção dos Bombeiros das Taipas no passado dia 4 de janeiro, dois dias depois de ser conhecida a decisão final dos processos disciplinares interpostos pelo Comando da corporação aos quatro Chefes dos bombeiros taipenses e que resultaram numa suspensão de 30 dias a cada um deles.
Um Bom Ano 2026 para todos.