20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Vodafone Paredes de Coura chega à 25ª edição com a maior representação vimaranense em cartaz

Paulo Dumas
Cultura \ terça-feira, agosto 15, 2017
© Direitos reservados
Com 25 anos, o Vodafone Paredes de Coura tornou-se no festival de música mais duradouro e num dos mais fundamentais junto de milhares de melómanos, que todos os anos rumam à vila minhota. Edição deste ano conta com o maior número de bandas vimaranenses em 25 edições. Uma delas é de Caldas das Taipas.

Começa esta quarta-feira, 16 de agosto, a 25.ª edição do festival Vodafone Paredes de Coura. Ao longo de quatro dias serão 45 os projetos musicais que passarão pelos três palcos instalados no recinto, junto à Praia Fluvial do Tabuão. A edição deste ano conta com a participação de quatro bandas vimaranenses.

Será ao início da tarde dos dias de festival que tocarão: Captain Boy (dia 17); os repetentes El Rupe (dia 18); e os taipenses This Pinguin Can Fly (dia 19). A quarta banda - os Toulouse, tocarão a abrir o palco vodafone.fm no último dia do festival, no sábado 19. Os horários dos concertos já foram divulgados e o alinhamento poderá ser conferido abaixo.

Como tem sido hábito nas últimas edições do Vodafone Paredes de Coura, as apresentações serão distribuídas pelos palcos maiores - o Palco Vodafone e o Palco vodafone.fm e para registos mais informais e descontraídos, será montado um pequeno palco que ficou conhecido como "Jazz na Relva".

Numa passagem pelas Caldas das Taipas, numa tertúlia organizada pela programação cultural dos Banhos Velhos, João Carvalho, um dos fundadores do festival, confessou algumas das peripécias que estiveram por trás de uma história com 25 anos. Nessa altura, descreveu aos presentes o ímpeto que deu origem ao mais duradouro festival de música em Portugal. O palco "Jazz na Relva" fica localizado onde, sensivelmente, foi montado o palco na primeira edição do festival.

De resto, o palco maior do festival abrirá no dia 16 com a Escola do Rock, um projeto acarinhado pela organização do festival, a cargo da Ritmos, promotora associada aos fundadores do festival. A Escola do Rock terá honras de abertura, pelo segundo ano consecutivo. Nessa altura estará em palco Samuel Coelho, compositor e multi intrumentista vimaranense, que faz parte dos El Rupe.

Como cabeças de cartaz na edição de 2017, o Vodafone Paredes de Coura alinhou um cartaz com Foals, Ty Segall, Benjamin Clementine, Foxygen, Beach House, Japandroids, BADBADNOTGOOD, os históricos At The Drive In, entre muitos outros. Da seleção nacional (além das bandas de Guimarães) tocam em Coura: You Can't Win, Charlie Brown; Bruno Pernadas; Manel Cruz e os Mão Morta, com a apresenção especial de Mutantes S.21, álbum que tem também 25 anos.

Os bilhetes gerais, para os quatro dias do festival, já estão esgotados desde o dia 10 de agosto, restando ainda bilhetes diários, que têm o preço de 45 euros. O bilhete geral estava a ser vendido a 90 euros.

A música já anda pela vila minhota desde sábado, 12, com uma espécie de spin-off do festival - o Festival Sobe à Vila. No dia anterior ao da abertura oficial do festival tocam Alek Rein, Conjunto Corona e DJ Electric Shoes.

[table id=8 /]
VDF - Palco Vodafone; VDF FM - Palco vodafone.fm; RELVA - Palco Jazz na Relva