UMinho aparece de novo nas 500 melhores universidades no ranking de Xangai
A Universidade do Minho é uma das 500 melhores no mundo, segundo a edição de 2023 do ranking de Xangai. A instituição de ensino superior concentrada em Guimarães e em Braga ostenta esse estatuto pelo oitavo ano consecutivo, aparecendo entre a posição 401 e 500 na hierarquia daquele que oficialmente se designa Academic Ranking of World Universities.
A instituição que, na cidade-berço, opera através dos campus de Azurém e de Couros é uma das cinco de Portugal que ocupa o top 500, a par da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto – posições 201 a 300 – e da Universidade de Aveiro e da Universidade de Coimbra – posições 401 a 500.
No caso da UMinho, as áreas de conhecimento com melhor avaliação são a da ciência e tecnologia alimentar, que ocupa um lugar entre a 51.ª e a 75.ª mais conceituadas a nível mundial, e a da engenharia civil, também incluída no top 100 (entre o 76.º e o 100.º lugar).
O ranking apresenta as mil universidades com melhor classificação após ter examinado mais de 2.500 instituições. A liderança cabe à Universidade de Harvard, nas imediações da cidade norte-americana de Boston.