19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Turitermas lança Concurso Público para requalificação do edifício termal

Redação
Freguesias \ segunda-feira, setembro 02, 2013
© Direitos reservados
Foi lançado, nos últimos dias de Agosto, o Concurso Publico para a realização das obras de requalificação do denominado Edifício dos Banhos Novos, nas termas das Taipas.

No essencial, a intervenção que a empresa termal pretende levar a cabo e que se enquadra no processo de reabilitação da Vila Termal das Taipas, vai realizar-se de forma a manter a traça original, bem como, os interiores do actual edifício termal onde passará a funcionar, exclusivamente, a componente termal e de bem-estar e, nas suas traseiras, nascerá um novo edifício que acolherá a nova Unidade de Medicina e Reabilitação.

Trata-se de uma intervenção que deverá rondar um investimento total no montante próximo dos 4 milhões de euros proveniente, em grande parte, do recurso a apoios comunitários que, até final de 2013, deverão merecer aprovação junto do ON.2.

Ricardo Costa, presidente da Direcção da cooperativa termal, explica que se trata de uma uma obra de engenharia e construção civil ímpar cuja concretização beneficiará a Vila das Taipas e o Concelho de Guimarães. Com este projeto aumentaremos a capacidade de atendimento na Unidade de Medicina Física e Reabilitação e aumentaremos as valências disponíveis. Nas Termas e no SPA Termal poderemos atender mais clientes, fruto da abertura ininterrupta do balneário, bem como, melhorias das condições infraestruturais que permitirão atender um maior número de utentes, de forma constante e com uma melhoria significativa da qualidade, independentemente da altura do ano em que nos encontrarmos.

Com a requalificação que se pretende incrementar no Edifício dos Banhos Novos, é expectativa de Ricardo Costa, poder vir a duplicar o número de postos de trabalhos directos, bem como, a criação de novos postos de trabalho, de forma indirecta, ao nível da restauração e hotelaria.

Depois da recuperação dos Banhos Velhos e do recente interesse público reconhecido pelos organismos governamentais para a construção do polidesportivo e parque de campismo, o passo seguinte da Taipas Termal vai no sentido de intervir na requalificação do Edifício dos Banhos Novos.