20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Trabalhos da segunda fase do trilho ecológico já se iniciaram

Redação
Sociedade \ terça-feira, agosto 31, 2021
© Direitos reservados
Pesqueiros, uma centena de árvores e laboratório vivo de recuperação de margens. Está em andamento a segunda fase do trilho ecológico.

Esta segunda-feira iniciaram-se os trabalhos de limpeza da margem do rio Ave entre as levadas e a Ponte Romana das Taipas, dando-se assim o pontapé de saída na segunda fase do trilho ecológico do Ave.

Ao abrigo de um financiamento por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), após candidatura da Junta de Freguesia de Caldelas, esta nova fase prevê várias alterações na margem ribeirinha taipense, entre as levadas e o Parque de Lazer da Praia Seca.

Entre as ações a desenvolver, nesta segunda fase serão construídos quatro pesqueiros, serão plantadas mais de uma centena de árvores autóctones na extensão do percurso, será construído um laboratório vivo de recuperação de margens através de engenharia natural e serão recuperadas as noras existentes. No caso das noras agrícolas, o Reflexo deu conta na sua edição e agosto desta intervenção.

“Em breve Caldas das Taipas será a primeira freguesia do Concelho de Guimarães em que será possível caminhar, correr ou andar de bicicleta em toda a extensão da margem do Ave”, dá conta a Junta de Freguesia de Caldelas na publicação nas redes sociais em que anuncia esta intervenção.