26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

APA atribui subsídio de 50 mil euros à Junta para valorizar o rio Ave

Bruno José Ferreira
Política \ quinta-feira, julho 08, 2021
© Direitos reservados
Verba da Agência Portuguesa do Ambiente será aplicada até ao final do ano. "Dá estofo para continuar este projeto" de intervenção na margem ribeirinha.

A Junta de Freguesia de Caldelas viu ser-lhe atribuído um subsídio de 50 mil euros por parte da Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito de uma candidatura para dar seguimento ao processo de requalificação e valorização do rio Ave.

Na última assembleia de freguesia o executivo liderado por Luís Soares deu conta deste subsídio, sendo feita a “Apresentação, Discussão e Deliberação da Autorização para a celebração do Protocolo de colaboração técnica e financeira para a reabilitação e valorização do rio Ave com a Agência Portuguesa do Ambiente”.

Esta verba tem de ser utilizada até dezembro, sendo que será utilizada em intervenções de limpeza da margem, reflorestação com espécies autóctones ribeirinhas, colocação de sinalética de todo o trilho no âmbito do projeto da Ecovia do Ave e reabilitação das duas noras que ficaram a descoberto com a limpeza.

A proposta foi aprovada por unanimidade em assembleia de freguesia, sendo eu Luís Soares reforçou a ideia que este subsídio “dá estofo para avançar neste projeto que a todos nos diz muito”, formulando o desejo que rapidamente “possamos ter agua balnear e posteriormente uma praia fluvial”.