26 maio 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

ESCT apura-se para a final do Torneio de Retórica

Redação
Educacao \ sexta-feira, setembro 29, 2023
© Direitos reservados
Secundária das Taipas discutiu redução do horário de trabalho com a escola Santos Simões e garantiu a presença na final, marcada para 11 de outubro, onde vai debater com a Secundária Martins Sarmento.

A final da edição de 2023 do Torneio de Retórica vai contar com a participação da Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT).

O grupo de alunos do 11.º ano em representação da Secundária apurou-se para o debate decisivo na tarde de quinta-feira, após discutir a redução do horário de trabalho com os alunos da Escola Básica e Secundária Santos Simões, no Teatro Jordão. Confrontado com a pergunta “sim ou não à redução do horário de trabalho para 30 horas”, o grupo da ESCT teve de defender o não e foi mais bem sucedido na argumentação.

Na final, agendada para as 11h00 de 11 de outubro, no mesmo local, o grupo da ESCT vai encontrar um grupo da Escola Secundária Martins Sarmento, que, na quinta-feira de manhã, levou a melhor num debate com a Escola Secundária Francisco de Holanda sobre exames e provas digitais no ensino obrigatório.

A pergunta da final é “sim ou não ao fim da Concordata entre o Estado português e o Estado do Vaticano”, celebrada em 18 de maio de 2004.

Promovido pela Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV), em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, o Torneio de Retórica destina-se a alunos do 11.º ano de escolaridade. De acordo com a organização, a iniciativa procura aprofundar a eficiência da comunicação, estimular a atenção de quem ouve, incentivar o controlo das emoções e o pensamento criativo ou melhorar a gestão do tempo por quem intervém.