25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Técnicos das instituições vimaranenses recebem formação para combate à COVID-19.

Redação
Sociedade \ sábado, setembro 12, 2020
© Direitos reservados
A sessão de formação, organizada pelo Centro Distrital da Segurança social, em parceria com o Município de Guimarães, contou com a presença de mais de uma centena de participantes. Em perspetiva está a necessidade de capacitar as instituições a atuar preventivamente no contexto atual de pandemia.

O evento decorreu nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, em Guimarães e foi conduzida pela psicóloga Patrícia Fernandes durante a manhã, contando com mais de uma centena de participantes em representação das várias estruturas residenciais de Guimarães que trabalham com a terceira idade.

Com margem para discursos, a sessão contou com as palavras do diretor do Centro Distrital da Segurança Social, João Ferreira, que perspetiva que os últimos meses do ano poderão ser marcados pela propagação do vírus.

“Devemos reunir os nossos melhores talentos e melhorar as nossas competências, por isso estamos a desenvolver estas ações de formação com o acompanhamento das autoridades de saúde, porque urge corrigir e eliminar algumas situações”, salientou.

Guimarães passa atualmente um momento que, segundo Novais de Carvalho, o diretor do ACES do Ave, “preocupa” já que tem havido um aumento de casos positivos da COVID-19 nos últimos dias. Nesse sentido, avisa que “não dá para facilitar” e acrescenta “as visitas, se for necessário, devem ser suspensas. É importante cumprir a mil por cento todas as recomendações e cumprir planos de contingência com rigor, controlando o movimento de entrada e saída porque todos os cuidados são necessários”.

O diretor do ACES apontou ainda que os casos verificados recentemente têm origem nos encontros familiares e essa situação pode agravar-se, se não forem cumpridas as recomendações das autoridades de saúde.